domingo, 4 de agosto de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 055 - AGOSTO E ILIBERALISMO

A Venezuela & Nós

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

 

Conheci vários venezuelanos e venezuelanas migrantes em outubro de 2021, por conta da conferência livre organizada pela Escola Estadual Fazenda Paraíso, em Espera Feliz, numa etapa preparatória para a construção do 1º Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátridas e Retornados de Minas Gerais. Foi uma iniciativa cidadã muito impressionante.

Para um carioca acostumado ao frenesi metropolitano, participar daquele evento democrático naquela cidade foi como estar ao vivo em um filme de Nelson Pereira dos Santos.

Os anos de grande crescimento econômico para a Venezuela já eram coisas de um passado longínquo. A Caracas que ostentará arranha-céus urbanos que se cruzavam de forma caprichosa não existe mais.

A crise do petróleo da década de 1970 transformou a Venezuela num dos países mais ricos da América. A queda deste boom em 1983 levou a uma crise econômica prolongada, mas tanto durante os anos de auge como nos anos magros foram realizadas reformas econômicas e sociais, enfrentou-se a guerrilha de inspiração cubana nos anos 1960 até conseguir sua desmobilização nos anos 1970, tendo resistido à onda de ditaduras militares da América do Sul, tornando-se um oásis de refúgio e liberdade para muitos migrantes, ao mesmo tempo que não houve capacidade de evitar a corrupção generalizada durante os bons tempos e o aumento do crime e da violência nos tempos difíceis.

Embora no seu conjunto tenham sido anos de progresso, a distribuição medíocre levou a um crescimento do descontentamento que culminou em protestos sociais que deixaram uma marca profunda com o "Caracaço" de 1989. Isto desencadeou o ativismo militar e uma tentativa de golpe de Estado em 1992, chefiado por um tenente-coronel com tendências revolucionárias e devoto de Fidel Castro, para quem a continuidade das instituições democráticas não tinha valor. Seu nome era Hugo Chávez.

Fracassado o golpe, Chávez construiu um caminho eleitoral entendendo que só chegaria ao poder por esses meios e conseguiu isso em 1999. Os mesmos setores democráticos que haviam caído em desuso pensavam que talvez no governo Chávez avançassem em direção ao progresso democrático, mas os seus planos eram outros, movia-se com astúcia e habilidade, tinha a maioria dos votos e o apoio das armas, a sua revolução levaria o enigmático nome de Socialismo do século XXI, enigma que levou para o túmulo, mas isso significou desmantelar a democracia a partir de dentro do poder.

Como é habitual nas aventuras de reconstrução, a primeira coisa que fez foi aprovar por referendo a mudança do nome do país com uma visão ao mesmo tempo nacionalista e com uma estranha ideia de Bolívar, instituindo a República Bolivariana da Venezuela.

Nacionalizou indústrias-chave e com a nova bonança do petróleo realizou mobilizações sociais, minou as instituições democráticas e fez melhorias sociais, atacou histrionicamente os EUA em nome de um anti-imperialismo anacrônico. Ele desenvolveu um apoio maternal a uma Cuba que mal respirava e fez da Rússia, da China e do Irã os seus interlocutores favoritos no mundo.

Na América, ele estendeu um apostolado do petróleo e apoiou tendências semelhantes às suas em vários países que, em graus variados, abraçaram o seu bolivarianismo. Na verdade, nenhum deles se saiu bem e o fracasso os uniu mais do que a revolução.

Na Venezuela, os processos eleitorais tornaram-se cada vez mais suspeitos e a economia foi pelo ralo. Sete milhões de venezuelanas e venezuelanos fugiram para o estrangeiro, incluindo grupos criminosos, dada a carência e pobreza do mercado interno. A corrupção regressou ao seu auge, desta vez nas mãos de novos grupos civis e militares.

O autoritarismo aprofundou-se e as violações dos direitos humanos aumentaram.

Quando Chávez morreu, foi sucedido por Nicolás Maduro, o seu homem de confiança, agressivo, com insultos fáceis e um olhar de peixe morto, sem a sua astúcia nem seu carisma, com um pensamento tacanho, que venceu uma eleição muito apertada.

Dedicou-se a diminuir qualquer brecha democrática, terminou de consolidar a ditadura, mas não conseguiu suprimir, porém, a trajetória eleitoral com que chegou ao poder. A oposição foi reprimida, presa e espancada, mas continuou a existir para além de todos os obstáculos e abusos.

Foi assim que aconteceram as eleições de domingo passado, nas quais a oposição, contra todas as probabilidades, o enfrentou, apoiando um homem decente como candidato substituto do líder banido.

Já sabemos o que aconteceu, um manto de abusos, manobras, imprecisões e ameaças parece ter transformado uma ampla vitória da oposição numa vitória fantasiosa do governo em que nem eles acreditam. Tudo indica que os números fornecidos por seu governo que nunca fala a verdade correspondem a uma ação fraudulenta que ficará na história da antidemocracia. Nenhum país democrático, sob qualquer forma, concordou com esses absurdos, nem mesmo o Brasil, e devemo-nos sentir orgulhosos disso.

Num mundo tão polarizado, onde as tendências autoritárias seguem a crescer e a proteger os seus pares, o regresso da democracia na Venezuela enfrenta um caminho difícil porque o despotismo não vê futuro fora do poder, mas muito foi construído para baixar as armas agora. É preciso comprovar o saque, mesmo sob ameaça.

Uma questão que não pode ser evitada surge neste momento e é válida também para nós no Brasil: é possível, é correto, é consistente, é aceitável que aqueles que formaram sinceramente a Frente Democrática vitoriosa em 2022 possam caminhar de braços dados com aqueles que são solidários com a barbárie antidemocrática? Não estou falando de coincidências específicas que são a essência da práxis política, estou me referindo a uma construção estratégica duradoura.

Está claro que em algum momento isso deverá exigir reflexão, esse emparelhamento pode dar frutos imediatos nas eleições de 2024, mas sempre leva a um emaranhado mefistofélico, que leva à perda da alma.

 

3 de agosto de 2024



[1] Presidente do Conselho Deliberativo da CEDAE Saúde e professor da Faculdade Unyleya, da UniverCEDAE, do Instituto Devecchi e da Teia de Saberes.



 

SÉRIE ESTUDOS - AGOSTO E OS INTELECTUAIS

 Paulo Gracindo e José Mayer na Minisérie "Agosto"

O tiro esquecido na História

Pablo Spinelli[1]

A atriz Fernanda Torres escreveu em uma crônica que está no seu segundo livro[2] que ao contrário de americanos (e nós) que ficaram por anos diante da Netflix esperando os episódios de House of Cards, uma série sobre os bastidores da política com intensa carga dramática, aqui, nossa cultura televisiva e cinematográfica não aborda com a mesma visceralidade os dramas da política institucional. E ainda sugere que o PMDB, atual MDB, serviria de grande mote para tramas muito mais ligadas ao pensamento de Maquiavel do que ao jardim da infância da moralidade binária entre o bem e o mal.

Aproveitando o mote, cumpre concordar e dialogar com a atriz que concorda com o signatário que faltam bons roteiros brasileiros sobre o drama pequeno-burguês no nosso cinema. Em 1993, a Rede Globo fez um dos maiores investimentos financeiros, tecnológicos e artísticos na adaptação da obra-prima literária de Rubem Fonseca[3], Agosto.

A obra adaptada[4] tem uma estética hollywoodiana dos anos 1940-1950, muito por influência de um dos grandes nomes do cinema brasileiro, Carlos Manga. Coube a Paulo José o clima de cinema noir à série que foi protagonizada por José Mayer, hoje cancelado, em uma inteligentíssima caracterização do amargo, sofrido, ulceroso Comissário Mattos (um trocadilho irônico, pois não mata ninguém). Vera Fisher faz a loira fatal e a então iniciante Letícia Sabatella faz a mestiça e ingênua Salete. Coube ao inesquecível José Wilker ser o líder dos vilões. Ainda no elenco pode-se ter o deleite de ver participações de Mario Lago, Paulo Gracindo (em sua última aparição), Elias Gleizer, Lima Duarte, Ary Fontoura, Othon Bastos, Carlos Gregório, Lúcia Veríssimo, Norton Nascimento e dois destaques, Carlos Vereza, como o policial linha-dura e Tony Tornado, um diamante de atuação como Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Vargas que era conhecido como o “Anjo Negro”.

A série, a primeira a usar computação gráfica no país para reconstruir o Palácio Monroe e tirar os aparelhos de ar-condicionado do prédio que morava o jornalista e político Carlos Lacerda em Copacabana, tratou com esmero um dos momentos mais dramáticos do país; uma conjuntura muito difícil: o clima de polarização do país com o recuo do centro democrático, o PSD, brilhantemente personificado por Cláudio Mamberti, o senador Victor Freitas; o uso da retórica da intolerância capitaneada por Carlos Lacerda, homem de formação cultural que teria engulhos com os seus herdeiros do lava-jatismo, bacharéis de rala ignorância; a solução da política pela antipolítica, como demonstrado no atabalhoado atentado da Rua Tonelero contra Lacerda; a miopia das esquerdas trabalhista e comunista; os abusos da imprensa escrita e falada quanto ao que é fato e o que é opinião; o processo de insular que Getúlio Vargas, mais idoso e sem forças para reagir, um Biden avant la lettre.

Dito isso, cumpre lembrar que a série teve seu primeiro capítulo em 24 de agosto de 1993, uma forma de inaugurar os 40 anos do suicídio de Vargas que seria lembrado no ano seguinte. Os tempos eram do governo Itamar Franco, um político que defendia ao seu modo o nacional-desenvolvimentismo. Em 1994 houve uma grande presença de jovens impulsionados por professores, pela minissérie, pela mídia, no Museu da República para ver o palco dos acontecimentos daquele fatídico agosto. Da mesa da última reunião ao pijama listrado chamuscado pela bala de calibre 22 no coração havia uma imersão no cenário varguista. No ano seguinte, chegaria ao poder, eleito em primeiro turno, um professor que dizia que seu governo seria o coroamento do fim da Era Vargas, que de forma cambaleante, resiste.

Resiste e agoniza. Pois se é verdade que na Era Vargas houve a instrumentalização da educação de crianças e adolescentes dentro de um projeto nacional-popular com cacoetes fascistóides da época da Pátria Educadora, a pergunta que se faz é: o que os Ministérios da Educação e de Cultura e a academia têm a propor para se debater esse momento agonístico da política brasileira? Ficarmos restritos à edições e reedições da academia, a documentários na Rede Brasil, reuniões e debates de velhinhos no Zoom/Youtube e artigos de opinião em jornais e revistas não serão suficientes para a formação da educação cívica, debate do pluralismo de ideias e avanço das ciências humanas e sociais[1] no país.  Agosto de 1954 teve em menos de um mês conspirações, atentado e suicídio, portanto, seria de bom tom a partir dele se pensar o lema da união e reconstrução do país de forma responsável e eficaz.



[1] Doutorando em PPGCP-UNIRIO e professor da educação básica das cidades de Saquarema e Rio de Janeiro.

[2] Fernanda Torres. Sete anos: crônicas. Companhia das Letras, 2014.

[3] Rubem Fonseca foi um dos escritores mais lidos no país desde os anos 1970. Vários de seus contos são clássicos. Teve várias adaptações para a TV e o cinema, como a série Mandrake (HBO) e o filme A Grande Arte. A sua experiência como policial e roteirista de filmes anticomunistas no IPES/IBADE pré-golpe de 1964 não o impediram de ter sido censurado por atentado aos bons costumes segundo o regime de exceção da época. Na nossa concepção, Fonseca faz uma mudança de rumo na escrita e no seu passado com o catártico Agosto, pois declaradamente nunca apoiara o golpe. Rubem Fonseca morreu por COVID-19 em 15 de abril de 2020 sem nenhuma nota de pesar do Governo Bolsonaro.

[4] Disponível na Globoplay.

[5] Para melhor debate, ver o artigo Desafio das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de Ricardo J. de A. Marinho publicado em https://votopositivo-cg.blogspot.com/2024/07/boletim-brasilia-conection-bbc-049.html  (14 de julho de 2024).


sábado, 3 de agosto de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 054 - ELEIÇÕES CARIOCAS

 Deputado Estadual Eduardo Cavalieri e a Deputada Estadual "Tia" Ju
Da ALERJ para o xadrez das eleições cariocas

As escolhas políticas na sucessão carioca

Vagner Gome de Souza[1]

 

Nos tempos de ausência da democracia, o Vice-presidente Aureliano Chaves afirmou que o “Vice não é nada!” um momento que provavelmente marcaria seu afastamento do regime militar até apoiar a Aliança Democrática sob a cabeça de chapa de Tancredo Neves que teve a consciência política da moderação ao convidar José Sarney para seu companheiro de chapa. Diferente do bordão de Jô Soares (“Vice não é nada. Tirando Aureliano, que fala, o resto, ó!…”); numa eleição majoritária a escolha da candidatura a Vice pode em muito contribuir para influenciar os resultados eleitorais. O comportamento político e eleitoral da sociedade pode ser observado nesses momentos de anúncio. Muitas vezes a escolha se faz de uma forma “mecânica” o que não indica que tenha resultados perceptíveis.

Não há o melhor momento para o anúncio de uma candidatura a Vice. A dobradinha Lula-Alckmin, que uniu dois adversários políticos numa Frente Democrática, foi anunciada muito antes das convenções partidárias para acalmar os prantos de “gregos e troianos” que teimavam na linha política da Frente de Esquerda com a falcatrua da Frente Ampla. Em muitos casos, por conta de correlações partidárias complexas ou para alçar a dinâmica da campanha eleitoral o anúncio da candidatura a Vice se faz quase que ao limite do que se é permitido pela legislação eleitoral. O fundamental é que os dois nomes tenham sintonia política e não seja uma imposição de circunstâncias. A bela bibliografia política do candidato a Vice muitas vezes não soma votos a um processo político que já esteja comprometido como vimos na sucessão estadual do Rio de Janeiro numa das candidaturas de oposição.

A clareza programática também se faz necessária ao ponto que crie uma sinergia de forças políticas renovadoras até as eleições. Portanto, muitas vezes, buscar um Vice pela tabela do perfil do eleitorado é um risco político se não houver a percepção do eleitor de que aquela dobradinha soar como uma escolha artificial por indicação de um nome externo ao processo. Esse é um dos desafios de uma das candidaturas de oposição a sucessão carioca ao considerar que o “peso eleitoral” do segmento evangélico, negro e feminino transfere votos para sua candidatura pela escolha de uma Deputada Estadual sob o patrocínio de um antigo Presidente da Câmara dos Deputados. Ou seja, bons nomes políticos muitas vezes surgem em contextos políticos desfavoráveis uma vez que se antes o questionamento era em relação ao desconhecimento da cultura política carioca do adversário da oposição agora se acrescenta com a indicação feita pelos “Laboratórios de Consultorias Políticas” sem levar em consideração aos ensinamentos de Maquiavel.

Eleições ainda têm muito de elementos da “fortuna” e também da “virtú”. Nas palavras do pensador de Florença, “o primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” Esse é um fator determinante nas escolhas políticas na sucessão carioca porque temos que demonstrar que passamos pelo “furacão” das contas públicas municipais, mas o cenário no futuro não é de calmaria. Portanto, a experiência passada para uma equipe de Governo é determinante para que o Rio de Janeiro não busque atalhos numa nacionalização do voto que simplesmente nos empurraria para a ausência do debate programático. Sabemos em muito que alguns opositores se movem pela ganância por negociações no futuro.

Consequentemente, a candidatura à reeleição de Eduardo Paes num conjunto de forças políticas aliadas suprapartidárias fez uso da sabedoria do autor de O Príncipe uma vez que “quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons.” O anúncio de seu companheiro de chapa demonstra muito a prudência da política associada a possibilidade de renovação dos quadros políticos carioca com nomes que sejam abertos a ouvir a experiência. Para além de uma configuração “puro sangue”, observamos sim a mais pura grande política na cultura política carioca diante dos desafios de uma cidade que será Capital Mundial do livro em 2025. Se os livros são veículos essenciais para acessar, transmitir e promover a educação, a ciência, a cultura e a informação, esse é um caminho a se aprofundar no debate eleitoral carioca.



[1] Doutorando em Ciência Política do PPGCP-UNIRIO.


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

SÉRIE ESTUDOS - O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES

A docência que queremos

 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

 

O desempenho educativo das nossas crianças e jovens nos testes nacionais e internacionais mostra uma estagnação em níveis insatisfatórios. Há até retrocessos relevantes como se viu no Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) e nas suas provas de compreensão da leitura para o quarto ano.

Essa realidade já era observada antes da pandemia. As explicações disponíveis não são claras. Ainda assim, sabemos que bons sistemas educativos partilham a sua capacidade de atrair pessoas competentes para o ensino. Em outros aspectos eles têm grandes diferenças. A enorme heterogeneidade observada na capacidade dos professores e professoras em impactar a aprendizagem de crianças e jovens deveria incentivar essa busca. Conseguir um conjunto de professores e professoras eficazes deve, portanto, ser um objetivo do nosso país. Isto, apesar dos múltiplos esforços, inclusive com mais um Parecer (CNE/CP N.º 4/2024) do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece novamente Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica – a nova carreira docente é talvez o mais significativo de todos – não parece estar a ser alcançado no nosso país.

Assim, por exemplo, nos ingressos ao longo do século XXI das pessoas matriculadas em Licenciaturas e em Pedagogia pelo processo regular vieram da maioria absoluta de notas limítrofes inferiores ponderadas para classificação. Embora estes números devam ser analisados com cautela - nas décadas do século XXI novas instituições de ensino superior (IES) foram incorporadas aos sistemas de admissão e os limites de candidaturas a elas foram modificados, entre outros fatores - o cenário mais provável é que o ingresso em Licenciaturas e Pedagogia nesses últimos decênios tenha se tornado menos seletiva (aliás, se fossem consideradas apenas as mesmas IES, com todas as limitações que isso tem a seletividade relativa para esses cursos caía).

Esta análise pressupõe que os professores e professoras eficazes tendem a serem aqueles e aquelas com maior aptidão acadêmica. No entanto, mesmo com essas evidências é preciso cautela a este respeito. Mas é um fato, como tem sido demonstrado planetariamente, que os países com bons sistemas educativos tentam selecionar os seus professores e professoras a partir desta amostra. Ao mesmo tempo, à medida que mais informações e dados se tornam disponíveis, os estudos começam a concluir que a formação acadêmica é importante para a eficácia de um professor e/ou professora. Perseverar, então, em mecanismos que garantam que pessoas com solidez acadêmica cheguem às salas de aula parece essencial.

Um primeiro impedimento para alcançar este objetivo pode ser o salário dos professores e professoras. Segundo o Panorama Mundial da Educação 2023 da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil seria um dos países onde os salários dos professores em comparação com pessoas com estudos semelhantes têm um valor menor. Apenas os outros Estados desleixados com a educação apresentariam uma situação menos favorável para os professores e professoras.

Aliás, este não é o único fator que explica a dificuldade em atrair e reter bons professores e professoras. É uma profissão que perdeu estatuto, os programas de formação inicial e contínua não parecem ser tão atrativos para os jovens e as exigências impostas pela profissão são talvez superiores às esperadas pela juventude hodierna. Todos esses são fatores que estão obviamente interligados.

Se o país decidir investir mais na consecução deste objetivo, deve garantir uma estratégia republicana bem concebida com indicadores de progresso transparentes e amplamente partilhados democraticamente. Isto deve incluir um sistema de avaliação de professores e professoras melhor e mais exigente, alinhado com a aprendizagem dos alunos e alunas, a fim de garantir um conjunto eficaz de professores e professoras.

Se o país não escolher esses grandes eixos fundamentais para impulsionar o nosso sistema educativo nos próximos anos, o desempenho dele continuará a ser abaixo do medíocre e estaremos longe de criar as condições concretas para enfrentar as enormes mudanças tecnológicas, econômicas, culturais e sociais que estão afetando a vida em comum.

27 de julho de 2024



[1] Presidente do Conselho Deliberativo da CEDAE Saúde e professor da Faculdade Unyleya, da UniverCEDAE, do Instituto Devecchi e da Teia de Saberes.

sábado, 27 de julho de 2024

SÉRIE ESTUDOS - 220 ANOS LUDWIG FEUERBACH

LUDWIG FEUERBACH, PRECURSOR DA CONTEMPORANEIDADE

Julio Lopes[1]

 

O filósofo Ludwig Feuerbach (28/7/1804 a 13/9/1872) vem tendo suas obras republicadas na Itália, Colômbia, Espanha, Argentina, Alemanha e Brasil, onde a coleção “Os Pensadores” (lançada pela Folha de São Paulo em 2021) recentemente incluiu seu livro A essência do Cristianismo, pouco tempo após sua inclusão no rol das grandes obras filosóficas por outras instituições acadêmicas estrangeiras.

O revival bibliográfico advém de trabalho meticuloso por Sociedade acadêmica internacional como pioneiro em assuntos contemporâneos: evolução das espécies e impulsos psíquicos humanos (posteriormente por Darwin e Freud), alianças da Humanidade com a Natureza e direitos animais (posteriormente por movimentos ambientalistas), orientações tecnológicas e paisagismo (conforme estudos emergentes no século XXI), diversidade identitária humana e direito individual à comunidade (como reivindicações identitárias atuais e progressistas ainda em face da Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948).

Nem sempre foi assim. Ele passou longo ostracismo intelectual pela má sorte interpretativa por um de seus maiores admiradores: Karl Marx. Cujas correspondências com Feuerbach (outubro de 1843) buscaram recrutá-lo para a nascente causa comunista, mas decepcionou-se ao ponto de escrever 11 críticas em 2 páginas que jamais lhe entregou e ficaram guardadas até sua publicação em 1888, quando ambos já eram falecidos. Publicadas como Teses ad Feuerbach anexas ao livro Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã de Friedrich Engels, elas integraram o cânon marxista e fortaleceram a detração do filósofo, até por letargia política.

Nada mais longe da verdade. Feuerbach participou intensamente da Revolução de 1848 pela unificação democrática alemã antes, durante e depois dela. Desde 1840 postulava a liberdade política para a plenitude humana; foi candidato de democratas radicais ao primeiro Parlamento livremente eleito em território germânico; mesmo derrotado, mudou-se com a família para Frankfurt, onde se reunia a Assembleia eleita, para influir nos debates; e no descenso revolucionário, deu 30 palestras aos universitários progressistas e à população geral, em Heidelberg, quando a Universidade proibira sua presença. As quais compõem o livro Preleções sobre a essência da religião no qual o leitor brasileiro pode conhecer (desde 2009 quando foi publicado pela Editora Vozes) como concebia a História enquanto contraste ou alinhamento entre tendências progressistas e conservadoras – ambas sempre igualmente tão fortes quanto permanentes, embora sua opção política fosse a da máxima progressão em cada momento histórico.

Sua crítica da pobreza, pioneiramente concebida como privação tão material quanto cultural, o tornava igualitário somente para bens já fornecidos pelo ambiente natural (ar, luz, espaço, água), mas entendia sua superação generalizada por políticas governamentais que tornassem as tendências cooperativas e colaborativas, nos mercados, tão ou mais fortes que as competitivas. Em ambos os sentidos, defendeu soluções coletivas para generalizar alimentação saudável, ginástica segura, habitação confortável, assistência médica e educacional à população.

Marginalização ainda maior foi o entendimento de suas críticas às religiões como pregações ateísticas: cresce o reconhecimento de tais estudos para diálogo entre culturas e destacar nelas as virtudes cívicas para haver uma comunidade humana entre religiosos e ateus. Elas também advinham de sua periodização histórica, à medida que, para Feuerbach, as mutações religiosas integravam a passagem de eras humanas e a inaugurada pelo tema da liberdade política exigiria tanto distinguir a religiosidade, como consciência de dependência da natureza em geral, das doutrinas correspondentes, quanto que todos – incluindo mulheres, cujo voto foi dos primeiros a defender em política – assumissem a condição de filósofo(a)s e a Filosofia (antes da tese XI que Marx sobre ou contra ele formularia) se tornasse desbravadora de possibilidades futuras.

De fato, Feuerbach foi o primeiro pensador da democracia como processo progressivo, o qual deveria ser ininterrupto embora conservando algo anterior, a cada passo da cidadania e antes de quaisquer reflexões afins em obras liberais ou de esquerda. No texto A Ciência Natural e a Revolução (1850), caracterizou um regime democrático aberto às evoluções necessárias, porque baseado na garantia básica de bens imprescindíveis ao amor-próprio de cada pessoa, mas alinhando todas as paixões individuais da diversidade identitária. Uma reflexão necessária, quando comunidades intencionais se tornam mais relevantes que comunidades tradicionais.



[1] Julio Lopes é Pesquisador Titular em Ciência e Tecnologia da Casa de Rui Barbosa, autor de Viver em rede (7Letras) e pós-doutorando em Filosofia pela Universidade de Lisboa.

domingo, 21 de julho de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 053 - AS IDEIAS MOFADAS QUE NOS RODEIAM

Velhas e Novas Extremas-Direitas

 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

 

Em todo o mundo, as extremas-direitas que na geografia política estão no seu extremo, radicais, duras, sem alternativas factíveis, em tudo distantes dos inúmeros ramos clássicos da direita que perfaz conservadores, liberais, conservador-liberal, liberal-conservador, entre tantas desenhos possíveis que os englobam, são um fenômeno emotivo tanto aliciante para uma minoria e repulsiva para o Grande Número.

Eles desenvolvem a maior desconfiança dos filiados da direita clássica. Eles irritam além dessas Direitas, os Centros e as Esquerdas. Recentemente essa rejeição pelo Centro se deu em França como declarou o antigo primeiro-ministro do Centro de Macron, Édouard Philippe: “É necessário bloquear o "Reunião Nacional" (Rassemblement National, partido de extrema-direita). E no domingo (no último dia 7) do segundo turno votou num candidato de esquerda.

Apesar desta rejeição universal, a extrema-direita permanece. O que os caracteriza?

Primeiro, a crítica ao liberalismo político, inseparável da democracia pluralista. Em vez disso, aspiram a uma ordem política autoritária eleita, capaz de mobilizar as capacidades coercivas do Estado para manter a sociedade sob controle e disciplinada. Por isso se percebe que cultivam uma ideologia antiliberal a despeito de alguns deles se alegarem liberista e admirarem ditos líderes fortes.

Em segundo lugar, um foco intenso nas questões de segurança numa chave do século XVIII leitora de Hobbes, partindo do pressuposto de que vivemos num estado de exceção permanente, sitiados num ambiente de ameaças e riscos. Tal como no poema de 1904 de Konstantínos Kaváfis existimos sob a advertência de que os bárbaros chegarão hoje.

Terceiro, a vontade contínua de travar uma guerra ideológica e rodear-se de paliçadas morais. Com isto, colocaram os setores da direita clássica como Sparrings, fazendo-os parecer indiferentes e/ou pouco dispostos a defender fronteiras simbólicas e imaginárias à revelia das físicas e constitucionais. Ao mesmo tempo, transformam os Centros e as Esquerdas – por vezes como cúmplices – de um conglomerado de reivindicações tais como dos identitários, antinacionais, anticostumes e inimigas do bom senso.

É assim que a extrema-direita surge na cena global em toda a sua variedade: autoritária, contrária aos limites e equilíbrios da democracia liberal, com uma mentalidade de manada sitiada, disposta a reunir os ressentimentos da sociedade numa cruzada cultural contra os Centros que seriam Fracos e as ditas Esquerdas Woke.

Há espaço para tudo, desde o chamado anarcocapitalismo de Milei até ao capitalismo de compadrio de Putin; das ideologias eurocéticas as ultranacionalistas; desde aqueles “nostálgicos do fascismo”, como parcela dos Irmãos de Itália (Fratelli d'Italia), os cúmplices da ditadura de Pinochet; do “Deus acima de tudo”, pátria e família de Bolsonaro ao “a guerra foi vencida no nível espiritual” do elsalvadorenho Bukele; desde a acusação contra a direita clássica de ser uma “direita covarde e fraudadora”, como disse o chefe do Vox na Espanha, e até o José Antonio Kast que negou que o Chile nos governos do recém-falecido Sebastián Piñera era governos de direita.

Pois bem. Após termos acompanhado a Convenção do Partido Republicano em Milwaukee nos últimos dias é inequívoco dizer que houve nele a ascensão avassaladora de uma visão, de valores e de um projeto de restauração conservadora; de um nacionalismo cristão a favor de uma guerra ideológica contra tudo o que não é “norteamericano”. E inimigo do estrangeiro, diverso, híbrido. Ao mesmo tempo, um populismo surpreendente – vindo de um partido tradicionalmente plutocrático. A guerra ideológica da extrema-direita estava lá.

Daí que nós defensores e defensoras da democracia, liberdade e igualdade seguiremos a encorajar sempre a tolerância e a doçura emanadas da flor de lótus e as nossas tendências confessas a favor da paz.

 

21 de julho de 2024



[1] Presidente do Conselho Deliberativo da CEDAE Saúde e professor da Faculdade Unyleya, da UniverCEDAE, do Instituto Devecchi e da Teia de Saberes.

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 052 - FIDELIDADE OU GANÂNCIA?

Donald Trump e a ascensão Jedi

Vagner Gomes de Souza[1]

 

Muitas opiniões que se atribuem a uma análise política disfarçam o desconhecimento ou até mesmo como funciona o sistema representativo da política. O anseio de uma vontade geral predominante que muito encantou Rousseau e que muito foi temido por Alexis de Tocqueville ainda estão presentes nesse mundo da política contemporânea. Afinal a política enfrenta a seus dois caminhos entre o imaginário e a realidade. A sombra obscura e a luz do universo Jedi nos tempos em que emergiu a Nova República sobre os escombros do Império conforme se observa na série Ahsoka. A cavaleira Jedi em sua luta contra o resgate do Grande Almirante Imperial Thrawn é nossa indicação para aqueles que desejam compreender como o multiculturalismo faz parte do mundo político da igualdade pela via do americanismo.

A candidatura a reeleição de Joe Biden virou passado em uma semana em que os ventos franceses do mudar para conservar se fez presente na escolha do nova presidência da Assemblia Nacional que deu continuidade a uma mulher do centrismo de Macron. O centrismo é um bom legado do equilíbrio da força democrática e ainda mais se for pelo discurso das mulheres. Todo esse progressismo liberal para fazer frente aos rotineiros e desvairados momentos Trump de ser como em seu breve comentário sobre a desistência de Biden. O ex-presidente assim se manifestou: “Joe Biden não estava apto a concorrer à presidência e certamente não está apto para servir – e nunca esteve! Ele só alcançou a posição de presidente por mentiras, fake News, e por não sair de seu porão...(...)”

Esse primeira parte demonstra a mais completa vocação de nada se debater sobre um programa pois se alimenta do fragilidade da saúde do oponente e não faz listagem sobre as mentiras e esse “porão”. Trump tira sua túnica de moderação diante de um novo fato político que pode lhe custar a derrota eleitoral e política uma vez que até a escolha de seu companheiro de chapa era uma tentativa de sinalização para uma base eleitoral dos independentes. Continua o candidato oficial republicano: “(...)Todos ao seu redor, incluindo seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não foi...(...)”. As palavras opostas a Fake News para em seguida alimentar uma “teoria conspiratória”. Um profissional da saúde colocado na “berlinda” por um ex-presidente com milhões de seguidores em seu perfil nas redes sociais e a mídia apresentada como uma inimiga apesar da simpatia que o mesmo tem da grande rede Fox. Lembremos das mensagens que circulavam nas redes sociais em 2023 sobre o “sósia do Lula” pois o mesmo teria falecido. Aqueles que lerem, acreditaram e compartilharam na época agora questionam o Lula pelos erros sem serem coerentes em falar mal do sósia. Esse é um “mundo paralelo” quando a política se desloca em muito da realidade da sociedade.

Na sequência, “(...)e agora, veja o que ele fez com nosso país, com milhões de pessoas atravessando nossa fronteira, totalmente sem controle e sem verificação, muitos vindos de prisões, instituições mentais, e números recordes de terroristas....(...)” Muito da base do simplismo da política extremista de direita ganha força no desconhecimento de história. Os Estados Unidos era um país com pouco potencial econômico e estava abalado pela Guerra Civil americana 1861-1865. Então, recebeu 20 milhões de imigrantes a partir de 1870 até 1910 o que modificou em muito essa situação. O postulante republicano ao posto de Vice presidente é casado com uma filha de imigrantes indianos, porém Usha Vance trilhou um caminho de assistência a dois Juízes da Suprema Corte norte-americana da maioria conservadora. Há mulheres na vida pública em todos os campos da política. Mas, voltemos ao ponto.

Imigrantes vindos de prisões (a maior “saidinda” global segundo Trump) e instituições mentais (o sucesso de Machado de Assis nos Estados Unidos abriga a assessoria de Trump ler, se isso é habito entre eles, O Alienista). O desmanche de uma posição que nada expõe o problema e nada propõe uma vez que seria apresentar compromisso sobre o tema da saúde mental o qual levou aos disparos feitos por um jovem norte-americano nato amante de “Clube de Tiro” e investigado por terrorismo doméstico. Por fim, a ausência de programa é muito evidente: “(...)Sofremos muito por causa de sua presidência, mas vamos remediar o dano que ele causou muito rapidamente. Faça os EUA grande novamente!”. Assim, se encerra a mensagem oposicionista vazia uma vez que a economia norte-americana está crescendo. O problema é que a riqueza está se concentrando ainda mais em poucas mãos, porém como as forças da ganância podem ser contrárias a concentração de riqueza? Portanto, a naturalização do extremismo de direita desafia a estabilidade democrática mundial. E temos que saber enfrenta-los também nas eleições legislativas formando novos quadros políticos para exercer os cargos e seu em torno, pois não é só a assessoria trumpista que não colhe o bom hábito da leitura.



[1] Doutorando do PPGCP-UNIRIO.

sábado, 20 de julho de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 051 - 1974: O ANO DA HERANÇA QUE NÃO RENUNCIAMOS

1974: a derrota vitoriosa

Pablo Spinelli[1]

 

O ano de 1974 é deveras importante para a análise e a ação da política no tempo presente. Dez anos antes se instaurou no país aquilo que a academia há cerca de duas décadas intitulou de Ditadura Militar-Civil. O termo civil é exposto para lembrar a adesão do empresariado, de políticos, de setores eclesiásticos, da mídia escrita e falada, de grupos da heterogênea classe média, dentre outros, que transbordavam quantitativamente o número de militares quanto à proposta da derrubada do governo constitucional de João Goulart que foi substituído por generais em simulacros de eleições organizadas pelo Alto Comando das Forças Armadas.

Não cabe no espaço aqui adentrar com detalhes, mas a proposição daquela que era chamada pelos seus simpatizantes como “Revolução” ou “A Redentora” servia a propósitos claros: a perspectiva de um novo modelo de liberalismo que mais tarde foi chamado de neoliberalismo; para isso, tornava-se premente derrubar o arcabouço da construção de Estado feito desde os anos Vargas e que foi conseguido por pressão do mundo sindical – nem todos eram pelegos -, dos intelectuais, dos trabalhadores rurais. Além desses dois vértices – o desmantelamento do Estado e a introdução do mundo do mercado se sobrepondo ao da política – havia um terceiro, a desorganização e destruição das esquerdas, mais representadas pelo PTB, que conseguia aumento de representantes no legislativo federal e pelo PCB, que quase sempre ilegal na sua vida partidária, tinha ecos no mundo das artes, no universitário e no mundo sindical.

A partir de 1964 a oposição ao governo foi se cindindo a ponto de se criar uma bifurcação; os adeptos do foquismo (os focos de guerrilha que vinham de Cuba de Castro, Guevara, Debray) com ou sem o protagonismo do mundo rural, seguindo a linha chinesa maoísta; por outro lado, os adeptos da luta política, que defendia a articulação de uma Frente Democrática (e não de esquerda) ou Frente Ampla, que inseriria de comunistas do PCB a liberais e dissidentes da Ditadura. Dessa forma, Marighella, Lamarca, Apolônio de Carvalho, os Grabois, dentre outros, seguiram a linha de enfrentamento (sempre desigual) ao regime, embebidos do “otimismo da vontade”, enquanto que os dirigentes do PCB foram adeptos da “guerra de posição” (sem o uso desse termo): dentro da fórmula do bipartidarismo criada pela Ditadura em 1966 para dar um verniz democrático para consumo externo coube às armas da política fortalecer o MDB, o partido de oposição que foi consentido pelo alto.

Ambas as lutas eram desiguais. A luta armada foi trágica, por mais que pareça romântica. Seus ganhos foram muito menores que as suas perdas. Arroubos individuais como o roubo do cofre do governador Adhemar de Barros não tinham adesão popular seja por conta da censura, seja pelo que o melhor do pensamento político brasileiro nos ensina: a sociedade brasileira é conservadora. Por outro lado, a luta política era árdua desde a composição das candidaturas até o processo eleitoral no legislativo. As análises recentes mostram que há um amplo cinturão bolsonarista no centro-oeste do país, assim como nos estados do sul, além de cidades de pequeno e médio porte. Pensemos como eram disputas eleitorais nessa região naqueles anos.

O ponto de inflexão deu-se com a crise do petróleo causada por um conflito no Oriente Médio. O dólar disparou, as divisas sumiram e o capital especulativo que teve com o regime militar uma excelente recepção esfumaçou. Esse cenário foi decisivo para a agonia do “milagre econômico brasileiro” (1968-1974), um slogan para um momento de índices econômicos primorosos sob o custo de arrocho salarial, repressão a greves (como Osasco e Contagem), aumento da desigualdade social a ponto de ter sido cunhado o termo “Belíndia” pelo economista Edmar Bacha para sintetizar a Bélgica e a Índia que existiam no Brasil. Com o escalonamento inflacionário, aumento do subemprego, degradação das periferias aglomeradas das grandes cidades, endividamento dos municípios houve o olhar virtuoso sobre essa Fortuna: o fortalecimento da oposição pelo voto.

A Frente Democrática conseguiu emplacar os melhores nomes para os legislativos estadual e federal, algo que a França há poucas semanas fez e que nossos analistas – muito por falta de história – entendem como algo original. Há de se destacar a coragem do “anticandidato” Ulysses Guimarães, que fez uma campanha ciente da derrota no Colégio Eleitoral. Seu objetivo e do vice, Barbosa Lima Sobrinho, era o de capilarizar as críticas ao regime militar e propor o voto nos nomes do MDB de cada estado, de cada cidade visitada. Dentro da linha de raciocínio de John Stuart Mill, o debate de ideias faz parte de um processo civilizatório, e foi isso que aproveitou a oposição com debates no rádio e na televisão.

 O resultado foi a vitória do Movimento Democrático Brasileiro sobre a ARENA (partido de civis que apoiavam a Ditadura) com 16 senadores das 22 vagas em disputa e a conquista de 44% das cadeiras na Câmara. Os votos dos descontentes com a Ditadura iam da endividada classe média às classes subalternas. Políticos começaram ou consolidaram sua carreira pela democracia, como Ulysses, Itamar Franco, Mauro Benevides, Marcos Freire, Orestes Quércia, Ramez Tebet, Pedro Simon, Fernando Lyra.

O que pode ser extraído desse acontecimento de 50 anos? A) a defesa da política e o olhar da virtú diante da Fortuna; B) a importância da consolidação de uma Frente Democrática sem ressentimentos; C) que essa Frente Democrática perceba a importância do Legislativo; D) a necessidade de capilarização da política democrática para furar as bolhas; E) dialogar com setores que nem sempre votaram com o que as Forças Democráticas defenderam e sem olhar inquisitorial e punitivista para aquele com quem discordamos; F) a necessidade de formação de bons quadros para momentos de debates e não baixar o nível neles, ser propositivo; G) ter clareza que uma derrota pode ser vitoriosa, como nos mostrou Ulysses Guimarães. Derrotado como “candidato” seu objetivo era fortalecer o MDB e a luta democrática. 14 anos depois ele erguia com as duas mãos a Constituição Cidadã de 1988.





[1] Aluno do Doutorado do PPGCP-UNIRIO

terça-feira, 16 de julho de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 050 - TIROS NA PENSILVÂNIA

Tocaia Grande Norte-Americana.

Vagner Gomes de Souza[1]

 

A Pensilvânia é um estado que há décadas sofre com os dilemas da desindustrialização norte-americana que empurrou muitos jovens para a migração interna em busca de novas perspectivas em décadas de fuga da indústria têxtil e da crise do carvão e da siderurgia. Um típico caso de desorganização da produção capitalista que abriu uma transição com impactos profundos nos quais se observou um investimento na educação na última década do século passado para promover a diversificação da sua economia. Trata-se de um dos cinco “estados-chave” nas eleições norte-americanas (Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia são os outros) que se faz pelo sistema de colegiado eleitoral. A candidatura de Trump já se consolidava nesses estados e a lerdeza da candidatura a reeleição praticamente se faz perceber na gravidade dos desafios a democracia.

Observamos um estado com as características do “cinturão da ferrugem” nos quais a classe trabalhadora se sente deixada em segundo plano pelos governos do chamado “sistema”. Os eleitores do projeto MAGA trouxeram eleitores democratas para o populismo trumpista. Todavia, a juventude segue sua caminhada abalada por uma ausência sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na sua saúde mental. Muito mencionada nas falas das candidaturas legislativas americanistas que instrumentalizam seus interesses individualizados. Identidades num universo cultural do discurso do ódio, como estudado por Jeremy Waldrom[2], nos impõe maior cuidado aos comentários sobre os possíveis impactos do incidente no Condado de Butler às vésperas da Convenção dos Republicanos.

As manifestações das forças democráticas pontuaram para os equívocos do de atitudes extremistas alimentadas pela violência ao mesmo tempo em que o “herói predestinado” não se materializou nas horas posteriores. O eleitor “independente” viu no jovem atirador o perfil daqueles que alimentam as atitudes contrárias a limitação a liberdade do uso e porte de armas. No mesmo estado, em 2006, um caminhoneiro de 32 anos invadiu uma escola Amish no Condado de Lancaster queria que as vítimas fossem meninas, por isso amarrou as mãos delas e as pôs em fila diante do quadro-negro, para matá-las com tiros na cabeça. Nunca saberemos suas verdadeiras motivações mentais assim como a do jovem de 20 anos que subiu a laje para dar os disparos num comício de Donald Trump.

Contudo, a liberdade de acesso a arma é muito naturalizada ao ponto de um jovem do Clube de Tiro da High School prestar uma entrevista sobre o perfil do jovem atirador. As trilhas formativas num Clube de Tiro demonstra que os investimentos da Pensilvânia em educação foram um “tiro no escuro” uma vez que uma Menção Honrosa em matemática não afastou o jovem do desejo de praticar o tiro. Esse seria um alerta para aqueles que não percebem que uma economia local em transição sem o olhar da educação não impacta na vida de toda a sociedade. Enfim, sobrou aos Democratas o “bagaço da laranja” diante das adversidades de uma candidatura retrógrada na política externa e distante dos eleitores da juventude.

Errados aqueles que teceram paralelos com a polarização por parte da candidatura favorita para as eleições de novembro. A mensagem da escolha do seu companheiro de chapa demonstra que o mesmo está observando os sinais eleitorais da França e Inglaterra aonde as forças da frente democrática isolaram as opções mais a direita. A retórica iliberal não impede que se abra um espaço para se posicionar ao centro político mediante a valorização da pauta do liberalismo econômico e social. Nenhuma intervenção político, pois o mercado precisa fazer a roda financeira circular sem os “solavancos” de uma Guerra Civil. Entretanto, a Democracia norte americana ainda se encontra tocaiada, pois inúmeros sujeitos sociais provavelmente se afastem desse processo eleitoral empurrando o legislativo para uma composição mais reacionária. O tempo urge por uma atitude de grande política por parte de Joe Biden.



[1] Doutorando no PPGCP-UNIRIO.

[2] WALDRON, Jeremy.  Ver o Ch 1. In The harm in hate speech. Cambridge-Mass., Harvard University Press, 2012.

domingo, 14 de julho de 2024

BOLETIM BRASÍLIA CONECTION - BBC 049 - DESAFIO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS APLICADAS

Por que e para que as ciências humanas e sociais aplicadas

 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

 

A discussão que aconteceu na tramitação das diretrizes para a política nacional de ensino médio que desde o dia 11 do corrente foi para a sanção da Presidência da República, surgiu em torno do papel que as ciências humanas e sociais aplicadas, integrada por filosofia, geografia, história e sociologia devem desempenhar na educação revela um grande paradoxo sobre como devemos enfrentar os desafios que o século XXI coloca nestas questões. É claro que enfrentamos um declínio na percepção da importância das ciências humanas e sociais aplicadas para o mundo moderno. Isto, como foi apontado, devido ao declínio experimentado por estes estudos na maioria das universidades do mundo devido à sua ideologização (um objeto de estudo dessas ciências), o que tem resultado no equivoco de posturas dogmáticas, no cancelamento de alguns acadêmicos e escolas de pensamento, e o abandono dos clássicos curriculares.

Por outro lado, a ausência de vocação universitária tem significado a incorporação de estudantes egressos do ensino médio não necessariamente interessados ​​em atividades acadêmicas e/ou intelectuais. Por fim, o aumento do custo do ensino para os responsáveis implica que tanto o corpo discente como os seus pais privilegiem tudo o que tende a retorno econômico imediato, desprezando os chamados “conhecimentos inúteis”.

No entanto, as competências que o mundo pós-quarta revolução industrial e tecnológica exigirá, mobiliza percepções muito além do conhecimento específico de uma profissão, que em breve pode até se tornar obsoleta. Numa era de mudanças constantes, em que as pessoas terão de desempenhar funções muito diferentes ao longo da vida, muitas das quais nem sequer podemos imaginar, serão necessários trabalhadores que tenham “aprendido a aprender”, que tenham pensamento crítico, que saibam pensar a partir de diferentes perspectivas, colaborar, criar, resolver problemas, comunicar e demonstrar capacidade de adaptação aos múltiplos imprevistos que terão de enfrentar.

Assim, o principal objetivo do ensino deve ser a oferta de uma formação intelectual rigorosa, que permita a compreensão das disciplinas das profissões, mas também da complexa realidade do mundo em que temos de operar.

Da mesma forma, as fronteiras entre as ciências humanas e sociais aplicadas estão cada vez mais complexas e muitas vezes não é possível compreender os problemas específicos de uma dada disciplina isoladamente, sem referência à lógica e aos métodos de conhecimento da realidade de outras disciplinas muito diferentes. O estudo das ciências humanas e sociais aplicadas torna-se cada vez mais difícil sem o conhecimento científico e, pelo contrário, o mundo da ciência muitas vezes fornece respostas que exigem uma reflexão ética mais típica da discussão filosófica e abre questões que exigem abordagens de outras disciplinas. Um economista, para tomar decisões, deve estar em condições de analisar a relação que a sua ciência tem com a política, a cultura, a história e a ética. Por sua vez, a própria economia, que estuda as motivações e o comportamento dos seres humanos e dos grupos agregados, beneficia-se das descobertas da biologia no que diz respeito à natureza do comportamento humano.

Um historiador deve compreender a economia, o genoma humano e as suas teorias; um filósofo que não compreende conceitos básicos de física estará ausente da discussão contemporânea de sua própria origem.

Por último, e não menos importante, todas as ciências humanas e sociais aplicadas devem saber que existem formas sutis e mais sensíveis de compreensão da realidade, como a literatura e a arte (também passiveis de estudo por essas ciências), que permitem observar uma parte da realidade que certas racionalidades não conseguem acessar. A arte em todas as suas manifestações envolve formas de representação, expressão e comunicação de ideias e emoções, e permite a expansão da consciência e imaginar a situação dos outros, ter empatia com as mais diversas manifestações da natureza humana e olhar o mundo a partir da perspectiva de outros.

 

13 de julho de 2024



[1] Presidente do Conselho Deliberativo da CEDAE Saúde e professor da Faculdade Unyleya, da UniverCEDAE e do Instituto Devecchi.