domingo, 28 de agosto de 2022

SÉRIE ESTUDOS - A TROPA e a Democracia no divã

A Tropa e o Complexo de Édipo mal resolvido

Por Vagner Gomes de Souza

 

A Tropa é uma oportunidade para uma diversidade de brasileiros façam um balanço sobre o papel da democracia em nossa História. Ameaçada muito mais pelo desafio de superar uma crise econômica pouco debatida ainda nessa campanha eleitoral. Apesar dessa nossa percepção brechtiana, texto de Gustavo Pinheiro demonstra uma inspiração shakespeariana ao colocar um pai hospitalizado diante de seus filhos que lidam com o passado e enfrentam dilemas em relação ao futuro. William Shakespeare foi o dramaturgo da transição do feudalismo para o capitalismo e a peça se insere num momento de descoberta de novos textos que contribuam para uma percepção positiva da nossa “revolução passiva”

O conteúdo dramático dessa peça não impede que o público tenha muitos momentos de risos, pois está diante de seus olhos também as linhas tortuosas de nosso país. Faz-se no riso a nossa resistência como ensinou o saudoso Paulo Gustavo que criou a “Senhora dos Absurdos”. Afinal, fica evidente que esse pai centralizador, preconceituoso e autoritário faz parte de segmento da sociedade que ganhou força no cenário eleitoral brasileiro. Ele é a versão masculina da personagem do ator citado.

O pai, numa interpretação magnífica de Otávio Augusto (fazendo justiça aos 60 anos de carreira), é um coronel reformado que atuou na Ditadura Militar. Os detalhes sobre suas responsabilidades nesse momento histórico do país não são de todo revelados. Cada um na plateia faça seu juízo. Fica um espectro a rondar de forma cinzenta que serve de convite para mais saber sobre esse período que foi de 1964 até 1985.

Afinal, o drama maior está na família e ganha força no decorrer dos diálogos da peça à medida que os quatro filhos aparecem para visitar esse moribundo. A entrada de cada um seria uma bela metáfora sobre os governos militares. Não há a necessidade de conhecer certos detalhes como os descritos nos livros de Elio Gaspari[1]. Bastaria conhecer o básico das habilidades referentes aos estudos desse período para se conferir as características dos mandatários da Presidência da República nos perfis dos filhos: contemporização com o conservadorismo, “grande capital” enriquecido pelo Estado, a distensão nos relacionamentos e a dependência de uma busca de afeto.

Foto: Tariq Bastos de Souza

Além disso, os atores que interpretam os filhos inseriram determinados tiques nervosos na sua atuação ao palco que poderiam mobilizar a leitura da psicanálise freudiana diante da morte de um dos irmãos num acidente que é um tabu.  Abre-se um debate sobre a sua responsabilidade. Revelam-se atributos do conservadorismo que muito se evidenciam no complexo de Édipo mal resolvido. Uma instigante sugestão que a crítica teatral brasileira poderia apresentar ao debate desse texto para se rever nosso papel no mundo democrático em sua universalidade. Além disso, a doença do pai atinge sua mente e não se sabe o tamanho dessa gravidade e suas motivações.

Isso nos permite as percepções sobre novas posturas autoritárias de grupos sociais fraturados na sociedade brasileira como se o Rei Sol estivesse presente em cada um. A soberania de só querer falar, mas sem saber ouvir. Entretanto, ainda não nos desfizemos da memória positiva de um “pai dos pobres” que deixou um legado forte de sentimento nacional e ainda mobiliza o carisma em política.

Todavia, o narcisismo social colocou segmentos sociais numa “camisa de força” por busca frenética pela soberania dos lugares de falas enquanto o país tem o neto de Roberto Campos (citado da peça) como Presidente do Banco Central na mesma faixa etária do primeiro filho. Neto de um Ministro do Planejamento do primeiro governo após o Golpe de 1964.

Consequentemente, A Tropa muito bem nos instiga a pensar sobre se nossa democracia imperfeita teria condições de evitar os fantasmas golpistas. A Peça é uma grande terapia em grupo que poderia partir da questão: “Quais seriam os melhores críticos a pensamento econômico da Ditadura Militar nos dias atuais?” Ela é uma ficção que faz um convite para que o público saia da camisa de força ideológica no seu cotidiano e na formulação dos debates programáticos uma vez que teremos eleições gerais em que há o importante desafio da  democratização do perfil dos novos representantes do Congresso Nacional.

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FICHA TÉCNICA – A TROPA:

Texto: Gustavo Pinheiro
Direção: Cesar Augusto

Assistente de Direção: Gabriel Albuquerque

Elenco: Otavio Augusto (Pai), Alexandre Galindo (Artur),Alexandre Menezes (Humberto), André Rosa (Ernesto) e Daniel Marano (João Baptista)
Assistente de interpretação: Mar Martins
Iluminação: Adriana Ortiz
Figurinos:Ticiana Passos
Fotos e Vídeos:Elisa Mendes e Fernandovisky
Assessoria de Comunicação: Alessandra Costa
Produção Executiva: Luciana Zule
Direção de Produção: André Roman
Coordenação Geral de Projeto: Alexandre Galindo
Realização: GêneseProduções e AR Produções

SERVIÇO:

Teatro PetraGold (Rua Conde de Bernadote, 26 - Leblon) - Rio de Janeiro


[1] O jornalista Elio Gaspari escreveu uma série de quatro volumes sobre a História da ditadura militar brasileira aonde só os títulos contribuem para pensar nos filhos do Coronel. A ditadura envergonhada ; A ditadura escancarada; A ditadura derrotada, A ditadura encurralada servem como sugestão de leitura para as curiosidades despertadas após assistirem a peça.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

SÉRIE ESTUDOS - UM LIVRO PARA O AGOSTO LILÁS


 

O verão invencível invernal

 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

 

Garza, Cristina Rivera. El invencible verano de Liliana. Ciudad de México: Penguin Random House, 2021. 304 págs.

 

Vídeo sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha 

Talvez o nosso público nunca venha a ler esse livro admirável por sua profissão, por sua verdade, por sua palpitação explosiva no seio de nossa barbárie cotidiana de feminicídios.

É o livro da mexicana Cristina Rivera Garza sobre o feminicídio de sua irmã Liliana, em 16 de julho 1990, na Cidade do México, durante o governo de Carlos Salinas de Gortari (PRI).

O livro começa em 2016, com a busca análoga do argentino Eduardo Sacheri em O Segredo dos Seus Olhos (São Paulo: Suma de Letras, 2011) nos arquivos dos feminicídios calados e apagados. É uma lição de artesanato narrativo e criação de atmosfera.

Resultado: não há arquivo, não está disponível nem digitalizado ou qualquer outro formato. Precisamos seguir procurando. Portanto, devemos reconstruir o que aconteceu, devemos escrever um romance histórico.

Liliana, como a brasileira filha de migrantes Araceli Cabrera Sánchez Crespo (1964-1973) que José Louzeiro (1932-2017) primeiro registrou em Aracelli, Meu Amor  (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976) e depois a Lei N° 9.970, de 17 de maio de 2000 (instituiu o dia de seu nascimento em 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), Ângela Diniz (1944-1976) e todas as recordações póstumas a ela e de tantas outras, não sabia como ou por que ia morrer, embora soubesse de uma forma sombria, por causa da natureza violenta, repetida, ciumenta, invisível aos outros, de seu feminicída.

Liliana é apresentada como uma menina muito inteligente, cheia de perguntas e alegrias. Ela estava deixando sua marca clara na percepção dos outros e em textos admiravelmente organizados com sua caligrafia retilínea, de uma arquiteta em ascensão.

Cristina Rivera Garza encontra nas cartas da irmã imagens de seu desejo de viajar e ser recebida, de suas relações com amigos, primos, com a própria mãe e com quem mais tarde seria seu assassino. Boa parte do arquivo de Liliana é composto por cartas para seus amigos. Eles não são apenas os mais numerosos, mas também os mais cuidadosamente escritos. Uma carta de um amigo não era apenas um pedaço de papel cravejado de letras: o meio era tão importante quanto a mensagem. De alguma forma, esses escritos nos lembram Emily Dickinson (1830-1886), pois os seus textos reúnem sua imagem em uma narrativa sensível.

Entretanto, as emoções de Liliana e seus vários ritos de passagem da infância à adolescência, ao sexo, ao aborto não são retilíneos.

São as navegações de uma mulher real, atravessada por encantos, dúvidas, cicatrizes prematuras e suas liberdades exercidas a flor da pele.

Essa jovem, nadadora, esbelta, cada vez mais livre e aparentemente no controle de si mesma, é retratada nas memórias de seus amigos, e na hermenêutica de seus cadernos, trabalhados pela Cristina Rivera Garza.

Segue-se o grande momento do romance histórico, o movimento de como Liliana se afasta, passo a passo, da ideia doentia e ficcional de posse - um retrato que recorda Karl Polanyi (1886-1964) - de seu primeiro namorado, do seu sentimento de amor recorrente, do seu gélido carrasco, até que, finalmente, em seus textos, ela se constrói livre de seu opressor e suposto proprietário.

É então que o opressor sabe que a perdeu, ele entra em sua casa uma noite e a afoga.


Vamos colocar aqui o nome do feminicída porque ele é foragido e deve ser levado à justiça: Ángel González Ramos.

El invencible verano de Liliana tem uma epígrafe advinda de uma passagem de Albert Camus (1913-1960) em Retorno a Tipasa (1952), que também se fez epígrafe para Isabel Allende no seu Muito além do inverno (Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017): "No meio do inverno aprendi, finalmente, que havia em mim um verão invencível." A história de Liliana preenche a epígrafe.

 

22 de agosto de 2022



[1] Professor do Instituto Devecchi, da Unyleya Educacional e da UniverCEDAE.

sábado, 6 de agosto de 2022

SÉRIE ESTUDOS - SOBRE O LIVRO "MISSÃO ECONOMIA"


Missão Civilizatória

 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]

Mazzucato, Mariana. Missão economia: um guia inovador para mudar o capitalismo. São Paulo: Portfolio Penguin, 2022. 240 págs.

Estamos diante de uma nova tradução de um livro de Mariana Mazzucato, que destaca a popularidade com que esta autora está alcançando nos meios acadêmicos e políticos. Missão economia: um guia inovador para mudar o capitalismo é um salto qualitativo na carreira da autora: apresenta uma extensão maior, tem grande profundidade na análise e ambiciona desenhar uma proposta alternativa de política econômica. Essa característica o diferencia dos dois livros que foram publicados no Brasil anteriormente: O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado (Portfolio Penguin, 2014) e O valor de tudo: produção e apropriação na economia global (Portfolio Penguin, 2020).

O livro defende a ideia de que, para superar a crise atual, que começou com algumas distorções anteriores a crise sanitária e que se aprofundaram nela, é preciso ativar o papel do Estado na economia. Essa ideia não é levantada de forma geral, mas está comprometida com o desenvolvimento do Estado com uma política ativa e direta na economia. No entanto, sua proposta é significativamente diferente, daquelas que se basearam em intervenções políticas setoriais seletivas, além de utilizar frequentemente as empresas públicas como referência essencial. Mazzucato articula políticas seletivas articuladas por meio de missões. Estes podem estar associados a enfrentar diversos desafios sociais, como, por exemplo, alcançar a seguridade sanitária, problema que surgiu como resultado da crise do Covid-19 e das crises ambientais, áreas cada vez mais urgentes e que necessitam de políticas eficazes. Uma característica essencial dessas missões é que, ao concebê-las, requer uma perspectiva de longo prazo. Esta circunstância coloca e manifesta o papel dinâmico do Estado, mobilizando-se para esses objetivos, o que apresentam um segundo plano de problemas, e que podem não ser percebidos como importantes no momento, mas que se tornarão muito mais sérios no futuro.

Em suma, as ideias apontadas no livro supõem uma crítica da teoria e da política econômica dominante nos últimos 30-40 anos. Além disso, segundo ela, como destacou Keynes (1883-1946) em sua época, é preciso considerar que o desenvolvimento e implementação de sua proposta enfrentam a inércia intelectual herdada. Também destaca uma ideia falaciosa, muito difundida, herdada da escola econômica clássica e repetida pelas visões (neo)liberais, a saber, que o setor público não gera valor, sendo o criador de riqueza por excelência o setor privado. Nesse aspecto dedica especial atenção a criticar a abordagem de falhas de mercado, que se espalharam muito fortemente a partir dos anos 1970 do século passado. Neste âmbito, a autora aponta que essa interpretação da ação estatal tem a vantagem de ser muito clara didaticamente, mas, por outro lado, é incompleta e sofre de um viés ideológico muito forte. Em particular, pressupõe que o Estado intervém quando o mercado não pode agir. Essa perspectiva começa da hipótese de que os mercados existem e que, além disso, é criado espontaneamente, o que é, no mínimo, bastante discutível.

No livro, há também uma crítica ao fascínio da camisa de força ideológica, como diz André Lara Resende, de que o setor privado funciona, por definição, melhor do que o público. Esse fascínio resultou, por um lado, de terceirizar atividades públicas ou privatizar propriedades, pois o Estado não cria valor e funciona mal. Por outro lado, isso também decorre do pressuposto de que o Estado deve funcionar (copiar ou imitar), o setor privado.

Além do interesse acadêmico desse livro, há sua aspiração de influenciar a política econômica real. As crises de 2008 e da Covid-19 deveriam ter encerrado o período em que se via equivocamente necessário um modelo de crescimento baseado na financeirização. A aposta de Mazzucato está orientada para a constituição de novas políticas económicas estruturas que contribuem ativamente para mudar o modelo de produção. Deste ponto de vista, a linha de trabalho de Mazzucato merece ser lida e pensada, pois abre uma discussão em campo paralelo a outras que já haviam começado como aquelas voltadas para novas formas de gestão dos ciclos econômicos (e o uso de políticas monetárias não convencionais) e/ou aquelas relacionadas com uma redefinição das relações do Estado com o bem-estar (discussões sobre desigualdade).

 

30 & 31 de julho de 2022


[1] Professor do Instituto Devecchi, da Unyleya Educacional e da UniverCEDAE.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

BOLETIM ROMA CONECTION - NÚMERO 30 - TÓPICOS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA


O Bicentenário da Representatividade Feminina no Brasil e algumas reflexões contemporâneas

Em memória de Zuleika Alambert em seu centenário

Mila Pimentel de Souza Aranda André

 

De longa data as mulheres já estariam presentes no processo de formação da nacionalidade brasileira. A historiografia nas últimas décadas tem resgatado a lembrança de que no dia 2 de setembro de 1822 a Presidente Interina do Conselho de Ministros, a Princesa Regente Maria Leopoldina, assinou um Decreto em que o Brasil estaria separado definitivamente de Portugal. Faltaria a sanção do Príncipe Regente Pedro. Portanto a Princesa enviou uma carta anterior ao esposo manifestando seu desejo pela emancipação. Foi esse um dos fatores decisivos para que o “Grito do Ipiranga” fosse o “lugar de fala” de uma mulher. Os laços da emancipação feminina estão entrelaçados ao Brasil desde seus primeiros passos e não poderíamos deixar de mencionar a curiosa coincidência de estar à futura Imperatriz grávida de uma menina.


Joana Angélica

Na luta pela garantia da emancipação através da expulsão das tropas portuguesas da Bahia que veio a ocorrer em 2 de julho de 1823 se destacaram três mulheres. Houve um estopim de revolta popular contra o General Madeira de Melo já em fevereiro do ano anterior, pois a abadessa Joana Angélica foi morta na entrada do Convento da Lapa ao tentar impedir uma invasão daquele recinto por tropas portuguesas em busca de possíveis armamentos de insurgentes. Diante desse exemplo de indignação popular, assim como outros, se percebe uma Independência que teve muito a participação das camadas populares. Afinal, a história da negra Maria Felipa se tornou conhecida graças ao historiador Ubaldo Osório, avô do escritor João Ubaldo Ribeiro, e perceberemos como a sedução feminina foi uma “arma” na luta contra os portugueses. A negra da Ilha de Itaparica liderava um grupo de aproximadamente 200 pessoas cujo grande feito foi ter queimado 40 embarcações portuguesas próximas à ilha.

Maria Felipa

Por fim, a luta de Maria Quitéria vestida como um soldado é um capítulo que mereceria um filme. Ela foi o Soldado Medeiros e se destacou pela bravura e coragem nos combates da Ilha da Maré e na Barra do Paraguaçu além de ações em Salvador. Recebeu as honras de Primero Cadete do General Labatut e recebeu a condecoração da Imperial Ordem do Cruzeiro por parte de D. Pedro I. Ela foi o símbolo do Movimento Feminino ela Anistia, criado em 1975, e atualmente como Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro sua imagem deve estar presente em todos os quartéis.

Maria Quitéria

Essas lembranças contribuem para as reflexões contemporâneas do movimento de mulheres na busca de uma melhor representatividade política dentro dos marcos republicano e democrático. A segregação invertida do gênero masculino nunca foi característica desse movimento como nos demonstrou a luta pelo divórcio. Lembremos que a divorcista Anita Carrijo defendia conquistar pela opinião os políticos e homens públicos, pois “é preciso dar o seu apoio ao movimento divorcista publicamente, sem receio de ofenderem seus princípios religiosos, já que os mesmos não nos dão, em caso de infelicidade no matrimônio, nenhuma solução moral compatível com a realidade da vida”. Como bons ouvintes, muitos homens assumiram a pauta das mulheres como ocorreu na apresentação do primeiro projeto de Lei de Divórcio feita pelo então Deputado Nelson Carneiro em 1951 que também apresentou um projeto que igualava a mulher casada ao marido num casamento.

Anita Carrijo

Nesse sentido, a representatividade política feminina se faz pela conquista na política das reinvindicações das mulheres em amplos cenários da sociedade. Um movimento que ganha mais força na universalização de seus segmentos e de seus aliados. O artificialismo jurídico não contribui para que haja a sedimentação da opinião favorável de temas afeitos a mulher vide as recentes omissões do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Portanto, um movimento ganha espaço e hegemonia com uma melhor formação e esclarecimento para a sociedade de suas propostas de mudanças.


 

sábado, 23 de julho de 2022

SÉRIE ESTUDOS - RESENHA DO LIVRO "O EU SOBERANO"


 Estátua de Lênin é derrubada em Jarkov (Ucrânia) - 2014

O Narciso da Providência

 

Marcio Junior[1]

O termo soberania, na nossa língua, tem certa amplitude e é preciso maior apuração para entender com mais exatidão do que se trata. Dizer que algo é soberano, sem contextualização, explica pouco. Como adjetivo, precisa se referir a alguém ou a algo, e sem a “substância”, está fadado a se perder como uma palavra vazia, dando margem a todo tipo de equívocos. Mas não só: trata-se de um conceito que, como todos, têm história e seu significado depende do tempo e do espaço.

Nesse sentido, a tradução brasileira de O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias (2022), da francesa Elisabeth Roudinesco, nos impõe essa tarefa logo no seu título. Vamos ao título original (sem a necessidade do subtítulo): Soi-même comme un roi. Em tradução literal: Eu mesmo como um rei. Agora com maior nitidez sobre o seu emprego, o conceito de soberania está relacionado à ilustração da autora, referida à soberania sobre tudo e toda exercida pelo monarca, cujo posto foi ocupado por figuras importantes ao longo da história da França, marcada pela experiência monárquica.

Este exercício de tradução, apesar de útil, exige um esforço modesto frente ao que a historiadora da psicanálise faz nas páginas do ensaio. Afinal, trata-se de tentar explicar como os movimentos sociais e não só foram contaminados pelo que chama de hipertrofia do eu: a mudança de rota em direção ao detrimento do que é universal em prol do particular e intrínseco ao indivíduo. A busca pela mitigação de desigualdades, por exemplo, não se trataria mais de uma luta que também é global, mas sim de indignação pessoal onde não há espaço para o diferente. As sociedades, então, seriam convertidas em identidades hierarquizadas, encerrando a noção do sujeito que pertence a determinada comunidade e assimila, inclusive em si, o outro.

         Na análise, essa perspectiva, seja em relação às mulheres e homens, aos homossexuais e heterossexuais, aos negros e brancos ou à teses sobre emancipação do colonialismo, resulta no surgimento e fortalecimento de um pensamento obscuro e reacionário, muitas vezes delirante e cheio de conspirações, repleto de neologismos e leituras erráticas de intelectuais, principalmente do mundo francófono, que nada tiveram a ver com isso, como Michel Foucault, Frantz Fanon e Simone de Beauvoir. Nesse caos também de negligências conceituais, onde se esvazia propositalmente a história dos conceitos para que eles encaixem a outras situações, tudo é permitido para atender determinadas sanhas. Se a obra de determinado autor não atende aos interesses, não seja por isso: os conceitos são distorcidos e esvaziados do contexto em que foram usados para que atendam.

                       Cena do filme O Nome da Rosa (1986)

Não se trata de algo novo na história do pensamento; em O Nome da Rosa, Umberto Eco ilustra o esforço de intelectuais do medievo para preservar obras de autores da antiguidade, enquanto outros buscavam destruí-las. Porém, o que de fato importa é que, no presente, o fenômeno que é, ao mesmo tempo, causa e consequência desses equívocos é outro e não é novo: o eu se nutre e cresce frente ao nós; buscando se afirmar mesmo que atropele todo o resto: enquanto portador de pele negra, por exemplo, o indivíduo estaria condicionado à sua característica biológica e, por conta dela, seria ele o afirmador da reparação, movida pela indignação, de uma ideia abstrata de passado escravista, onde quer que ela seja encontrada. Caso não haja, em outrem, esta característica biológica, este representa o ideal daquilo que se quer combater, afinal é a biologia pura que define a identidade e, portanto, a hierarquia que dispõe as forças na arena da luta social. As classes, portanto, estariam ultrapassadas enquanto, inclusive, categorias analíticas.

Como é possível imaginar, não é uma lógica que opera dentro da Democracia e da República; muitas vezes são alvos. Podemos imaginar como que sociedades divididas pela lógica reacionária das identidades hierarquizadas possuam dificuldades em operar democraticamente, como o caso libanês que, além de ter sido citado pela autora, é muitíssimo bem ilustrado no filme Incêncios, de Denis Villeneuve; do ponto de vista da República, basta lembrar as estátuas, monumentos que fazem parte da coisa pública e podem ser utilizadas para boa e crítica reflexão históricas, que foram queimadas como portadoras de um ideal de passado colonial.

         Porém, é necessário refletir que o fenômeno pode vir a ser sintoma de algo mais profundo e mais complexo. A derruição progressiva do tecido social, das relações entre as pessoas, está à vista de todos e a afirmação excessiva de si mesmo contribui para minar os laços de solidariedade. Essa anomia é complexa e deriva de um novo mundo em que estamos marcados por mudanças profundas e dolorosas. O adoecimento da sociedade segue seu curso, obrigando os indivíduos a confrontarem a si próprios ao modo de um Narciso. A incapacidade social de dar respostas concretas aos seus problemas gera, inclusive, sofrimento psíquico: não é possível uma sociedade minimamente onde todos são reis e estão acima dos outros, em eterno conflito.

         Na festa de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a voz da atriz Regina Casé ecoou, em português, pelo Maracanã e por todos que assistiam no planeta: “Chega de briga. Estamos aqui hoje para buscar as nossas semelhanças e, principalmente, celebrar as nossas diferenças”. Seremos nós, os brasileiros, sociedade altamente miscigenada, como nas concepções de um Gilberto Freyre e de um Mário de Andrade, que iremos abrir mão do que melhor produzimos em termos de pensamento e celebrar nosso bicentenário dando ao mundo a piora da doença e não o remédio para superarmos esses tempos de anormalidade? 



[1]Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ e professor do Instituto Devecchi.


BOLETIM ROMA CONECTION - NÚMERO 29 - SOBRE A INTERRUPÇÃO DO DEBATE PROGRAMÁTICO: O CASO DOS EUA


 

Mudança jurisprudencial na interrupção da gravidez nos EUA 

Ricardo José de Azevedo Marinho[1]


A decisão Dobbs v. Jackson Women's Health Organization da Suprema Corte dos Estados Unidos da América que muda a jurisprudência sobre a interrupção da gravidez num grande número de estados constitui de fato uma das mais complexas decisões em termos das liberdades nos últimos anos naquele país. Embora existam várias maneiras pelas quais os defensores do direito das mulheres de decidir livremente sobre seu estado físico no sentido de poderem limitar e/ou neutralizar os efeitos dessa decisão, o impacto é inegável. Há muitos ângulos a partir dos quais o complexo resultado de meio século de luta dos norte-americanos contrários à interrupção da gravidez pode ser analisado como tem mostrado o procurador e professor Cassio Casagrande em sua coluna O mundo fora dos autos do JOTA; vamos ver duas, uma relacionada à estratégia que os ativistas favoráveis à liberdade de escolha seguiram há cinquenta anos e aquela que eles podem intentar agora.

Vamos primeiro entender a lógica do movimento a favor à liberdade de escolha das mulheres e seus aliados políticos. A partir da decisão da Suprema Corte dos EUA de 1973 que permitia a interrupção da gravidez no território norte-americano, todos se consideravam mais ou menos bem atendidos. O movimento descansou nos louros e não houve insistência em buscar um corolário legislativo para Roe v. Wade. Pelas mesmas razões que muitos ativistas negros e latinos nas décadas de 1970 e 1980 preferiam travar suas batalhas por direitos no tribunal em vez de diante das câmeras, os defensores do direito à liberdade de escolha ficaram satisfeitos com sua vitória no tribunal.

Entre 1973 e o 24 de junho de 2022, houve três momentos em que havia uma possibilidade - de formar alguma certeza - de que ambas as casas do Congresso dos EUA pudessem ter aprovado o equivalente à Lei Simone Veil (1927-2017) que legalizou o assunto na França em 1975. Entre 1977 e 1980, durante a presidência de Jimmy Carter, os democratas tiveram uma maioria confortável na Câmara dos Deputados e 61 votos no Senado. Como se sabe, devido à chamada regra de obstrução, são necessários 60 votos para aprovar uma lei controversa no Senado. Os democratas os tinham. Claro, nem todos os senadores eram favoráveis à liberdade de escolha, mas havia alguns republicanos que se juntariam a eles.

A mesma coisa aconteceu com Bill Clinton em 1993-1995, com apenas 57 senadores, mas com o apoio de senadores republicanos que provavelmente teriam falado a favor. E com Obama, durante os dois primeiros anos de seu mandato, até a morte de Edward Kennedy (1932-2009), ocorreu a mesma configuração. Nenhum dos três presidentes, nem mesmo as esposas do segundo (Hillary Clinton) e do terceiro (Michelle Obama), insistiram em lutar para aprovar uma lei que legalizasse a interrupção da gravidez. Teria sido exaustivo, teria polarizado a sociedade e impedido o progresso em outras frentes (Obamacare em 2009), sem dúvida. E nada garantiu - nem garante hoje - que uma lei dessa natureza não pudesse um dia ser revertida por uma maioria republicana, embora o partido de direita não atinja a cifra de 60 senadores há muitas décadas.

Ministro da Suprema Corte Clarence Thomas

Uma segunda reflexão refere-se à estratégia que agora se segue. Por várias razões, há uma grande tentação de abraçar a tese da interseccionalidade e equiparar a luta das mulheres à liberdade de escolha com a dos homossexuais e lésbicas pelo casamento, o direito à adoção e a dos transgêneros, contra um conjunto de práticas discriminatórias. Entre outras razões, destaca-se, evidentemente, a opinião do Ministro Clarence Thomas (o segundo negro a integrar a Suprema Corte), que afirmou que o mesmo raciocínio jurídico sobre a liberdade de escolha, a saber, que a Constituição não prevê o direito à liberdade de escolha para a interrupção da gravidez, nem à contracepção, nem aos casamentos de do mesmo sexo, nem relações homossexuais consensuais, devem se aplicar a esses outros pleitos.

Mas os ativistas favoráveis proponentes de Roe v. Wade e o direito à liberdade de escolha para a interrupção da gravidez nos EUA podem estar errados se eles amalgamassem todas essas lutas. Há uma importante maioria da sociedade norte-americana a favor do direito de interromper a gravidez. Este está começando a ser, ao que parece no que tange aos casamentos gays (embora não inteiramente), mas certamente não com questões de transgêneros. Nem falemos da teoria crítica da raça e/ou da explicação da história dos EUA através do racismo sistêmico com a qual o Ministro Clarence Thomas também não deve concordar. Mas reunir tudo isso em uma grande luta de minorias oprimidas contra o heteropatriarcado, neoliberais e racistas nos EUA é um risco sem chance de mitigação. E eles podem estar prestes a fazê-lo e poderão angariar outros dessabores.

 

17-18 de julho de 2022



[1] Professor do Instituto Devecchi, da Unyleya Educacional e da UniverCEDAE.



segunda-feira, 18 de julho de 2022

CRÔNICA DE PALOMA AMADO - MEDO


Medo[1]

Por Paloma Jorge Amado

 


Estou com medo. As manobras para o golpe estão sendo feitas escancaradamente no nosso nariz, sem o menor pudor. O presidente do Congresso, sentado na pilha de pedidos de impeachements que residem inquietos em seu escritório, determina voto remoto para aprovação da Pec que atende, não às necessidades reais do povo que passa fome, mas  a uma eleição que o monstro quer ganhar a todo o custo.

Monstro sim, que tenta inverter a culpa no brutal assassinato de um pai que festeja seu aniversário com alegria. Monstro que não é capaz de se condoer com o drama das mulheres estupradas na hora do parto, por outro monstro que se faz de médico.

O monstro que se faz de Presidente da República ri da nossa cara dizendo não incitar à violência, quando o País estarrecido vê seu filho, com a filhinha no colo, “apagar as velinhas” de um bolo de aniversário em forma de revólver, dando continuidade à educação para a morte, única que conhece.

Estou com medo. Fico pensando para onde fugir, no dia que a Democracia for definitivamente extinta, com muito sangue e publicação no Diário Oficial. 

Nasci no exílio, minha morte terá o mesmo fim?



Por ser neta de anarquistas, a Itália negou cidadania a minha mãe, em cujas veias corriam cem por cento de sangue italiano, e a mim por tabela. Minhas origens portuguesas me levam aos Amado sefarditas que fugiram da inquisição e vieram de carona com Nassau para a nova pátria. O escravo que casou com a menina Amado, gosto de pensar que tenha vindo do Benim, mas não sei na verdade de qual tribo foi arrancado naquele então, para o mais cruel dos destinos, a escravidão.

Resta-me minha Tchecoslováquia natal, atual República Tcheca, que me garante cidadania européia. País que tem sofrido com a guerra sua vizinha e onde se fala língua difícil, mais difícil que o português. Para ter passaporte tcheco, preciso falar tcheco e também morar no país por cinco anos… Será que ainda me restam cinco anos? Até lá terei a idade de Tati Moreno, meu amigo escultor — e que escultor maravilhoso! —, que morreu esta semana. A ele todas as minhas homenagens.

Tudo que sei da língua tcheca, aprendi com meu irmão Juca, o único da família que realmente dominou esta língua um dia.  Aliás, ele pintou e bordou em tcheco na sua tenra infância.  Conto aqui duas historinhas que me foram contadas inúmeras vezes por minha mãe, acontecidas antes de eu nascer.

Um dia tomaram um ônibus para irem de Dobrîs, onde moravam, a Praga. Juca vinha sentadinho ao lado de mamãe, o ônibus cheio, todos quietos. Como silêncio não era com ele, começou a falar bem alto, para que todos escutassem:

“Eu sou um menininho brasileiro que vive no Castelo de Dobrîs. Meus pais são exilados e não podemos voltar para o Brasil. Meus pais têm bicicletas, eu não tenho. Na bicicleta do meu pai e na da minha mãe tem cadeirinha para mim. Quando é uma subida, eu vou com a minha mãe, para descer ladeira eu vou com meu pai…”

O ônibus em peso caiu na gargalhada, inclusive mamãe… O tcheco falado dele era bom, ele contava sua história e distraia o público nos 20 km de viagem.

Era menorzinho, quando cometeu traquinagem fatal, ainda no Castelo de Dobrîs. Ao entrar no seu escritório para trabalhar, papai encontrou Juca derramando todo o conteúdo do tinteiro sobre o tapete.

 

— João Jorge Amado!


Ao ouvir seu nome completo, dito assim até com sobrenome, Juca soltou o tinteiro e saiu correndo, papai atrás dele.  A picula foi pelo castelo inteiro, salas, cozinha, corredores sem fim. Já exausto, voltou ao local do crime, ajoelhou-se frente ao retrato de Lenine, pendurado na parede, postou as mãozinhas como se fosse rezar e implorou por ajuda:

 

— Nenine…

 

Invocava o líder com o nome que entendia. Deu resultado. Papai, botando os bofes pela boca, morreu de rir. Se houvesse a intenção de uma palmada na bunda, essa morreu aí.

Nunca apanhamos, nem surra nem uma simples palmada, em tempos que a prática era comum. Chamar pelo nome completo fazia tremer, depois vinha uma conversa séria, que sempre terminava em abraço carinhoso.


Em nossa casa, vivemos sempre em paz e pela paz. Meu nome é um de seus símbolos, e o desejo de vivê-la plenamente, eu o introjetei por completo. Quando nasci, ganhei presente precioso de meu padrinho Nicolas Guillén, poeta cubano, que me fez um poema. Os versos iniciais dizem assim:

 

Paloma, la Reina Maga,

de un Reino de Paz es dueña:

a vivir em paz enseña

la Brasileña de Praga.[2]

 

Tudo o que desejo hoje é ver o Brasil de volta ao seu caminho democrático e pacífico. Peço encarecidamente o voto na chapa Lula & Alckmin no primeiro turno. Não é que seja uma garantia de não ter golpe, por eleger-se o presidente ao mesmo tempo em que deputados e senadores, mas é uma esperança.

Não importa se você gosta do Lula ou do Alckmin, basta gostar do Brasil e de seu povo, por ele ter respeito. Eu, pessoalmente, agradeço de coração.

Bom domingo a todos.



[1] Paloma Jorge Amado gentilmente autorizou que nosso BLOG republicasse sua crônica “Medo” que foi divulgada no domingo de 17 de julho de 2022. No início postamos uma passagem de uma entrevista da mãe Zélia Gattai sobre o exílio de seu pai Jorge Amado e família na Europa.

[2] Estou publicando a foto do original do poema, se quiserem ler os demais versos, é só dar uma olhada e sentir o peso de minha responsabilidade. Todas as fotos são no Castelo de Dobris. Juca com meus pais na bicicleta; eu no colo de meu padrinho Guillén.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

SÉRIE ESTUDOS - STRANGER THINGS

 

O Mistério de Stranger Things[1]

Por Vagner Gomes de Souza


Na distante década de 80 do século passado um vírus foi responsável pelo desaparecimento do ator e dramaturgo Charles Ludlam. Diagnosticado com AIDS em 1986, veio a falecer em maio de 1987. Sua obra teatral mais conhecida foi O Mistério de Irma Vap que misturava as referências de filmes de terror com muito do burlesco é de 1984. O sucesso do texto teatral atravessou as fronteiras de seu país de origem – os Estados Unidos da “Era Reagan” para chegar aqui no Brasil da “Era Collor”. O Clip “Thriller” de Michael Jackson talvez tenha inspirado Ludlam, pois foi lançado em 1983. E muito poderíamos hipoteticamente escrever sobre a resistência do mundo da cultura a ascensão do neoconservadorismo através de uma nova linguagem no suspense e no terror. Portanto, o mundo do mistério e do encanto se fez presente nas possíveis interpretações daqueles anos 80 que a nostalgia contemporânea esconde seus tempos sombrios. No Brasil, a novela Roque Santeiro projetou o sucesso do professor Astromar Junqueira que se transformava num lobisomem.

Os anos 80 foram anos de um escurecimento da vida social com as aberturas para as fraturas nas relações sociais na década seguinte. A individualização suprimindo as amizades e outros laços afetivos. O medo como constante exercício do controle das pautas progressistas. Então, poderíamos identificar uma leitura desse contexto no desenvolvimento da série Stranger Things que ganhou uma audiência mundial e crescente desde seu lançamento em 2016. A muito da memória coletiva da cultura pop e de sua força no processo de globalização. Mas persiste o mistério em relação a adesão de segmentos juvenis a um seriado no qual há muito de altruísmo em seus personagens principais. Essa preocupação com o outro e a localidade em que vivem é uma mensagem que nos permite ter esperança com os passos das futuras gerações diante dos enfrentamentos do provir. Todavia, devemos atravessar o rubicão em algum momento diante dos desafios do conhecimento que um dia teriam sido ensinados pelos “Jedis”.


Ronald Reagan antes do Demogorgon

O professor Scott Clarke é uma sútil homenagem aos educadores que alimentam o exercício da curiosidade com os benefícios da dúvida em seus alunos. Não se distanciava de seus alunos mesmo naqueles tempos dos anos 80. Busca ser um “tradutor” dos mistérios do universo para aqueles que desejam crescer em tempos turbulentos. Se há um delegado investigador (Jim Hopper), não se esqueçam das chaves abertas pelo professor investigador.

O desafio do conhecimento científico é instigado em Stranger Things seja pela complexidade da explicação da aplicabilidade da “Teoria do Universo Paralelo” assim como para que as novas gerações identifiquem passagens e referências históricas daquele momento. Como se o tempo fosse visitado por um “portal” de análise no qual se faz necessário a mediação em que ainda mais a leitura e a ressurreição da educação se faz ainda necessária. O ambiente escolar se faz presente no desenvolvimento das tramas. A sua relevância já se faz presente na primeira temporada com seu clímax no último episódio.

 Demogorgon depois de Reagan

A primeira Temporada do seriado seria um alerta sobre os perigos que circulavam nos Estados Unidos de 2016 (ano da vitória de Donald Trump) no centro oeste norte-americano. Se Hawkins é uma localidade imaginária, o mesmo não ocorre com os resultados eleitorais no estado de Indiana, aonde ela se localizaria massivamente favorável a candidatura antissistema. Nada mais semelhante ao “mundo paralelo” quanto a busca de superações das crises através da antipolítica. Então, o desaparecimento de Will anuncia a chegada do Demogorgon como “provedor do mal”. Não deixemos de estar atenta a possível liberdade interpretativa em que o “tempo de Reagan” teria se congelado na mentalidade política de muitas pessoas. A referência a sobrenatural pela via grega muito nos revela também quanto a Democracia estaria sob ameaça nos dias atuais. O lado sombrio e seus “devoradores de mentes”. E desvendar esse mistério em Stranger Things é um estimulante desafio para aqueles que desejam lembrar que sempre se derrota o inimigo comum através de unidade de todas e todos.


[1] Esse artigo será o primeiro de uma série de artigos reflexivos sobre o que já se chama “Universo Stranger Things”.