quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

OSCAR 2018 - OS INDICADOS

O VOTO POSITIVO é a "Centelha" da formação de opinião. Com esse objetivo, realizamos uma entrevista com o Professor Pablo Spinelli sobre os indicados ao Oscar 2018 e suas principais tendências. O entrevistado aposta na luta contra todos os muros. Confiram abaixo.
 
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Foto do Jornal Extra (2014)
 

1)      Após o primeiro ano de Governo Donald Trump, poderíamos dizer que as indicações ao Oscar de 2018 estariam mais politizadas? Em que sentido?
Pablo Spinelli - As indicações seguiram uma direção semelhante ao ano anterior. Há abordagens de cunhos identitários, como no caso de negros, homossexuais e um ativismo feminismo. Além disso, aparecem dois filmes que dialogam entre si; “O Destino de uma Nação” e “Dunkerk”, cuja temática é a derrota vitoriosa, algo de difícil digestão para os públicos mais jovens que são inundados por um heroísmo mítico que tem a vitória – seja a que preço for – como meta alcançada.
2)      Algum filme indicado poderia ser apresentado como a grande “barbada” para ganhar o Oscar 2018? Ser o mais indicado nas diversas categorias não seria alguma tendência? 
 
Pablo Spinelli - Seguindo a linha de raciocínio acima, vejo algo semelhante ao filme que já deu um Oscar a um mexicano. O tema do muro é um tema muito duro nos EUA – isso aparece muito nas séries de televisão – e que pode fazer com que Guillermo Del Toro e sua “A forma na água” seja a barbada. Há a inclusão de uma personagem subalterna com uma criatura estranha dirigida por um mexicano. É muita provocação ao atual governo, como foi o caso de Moonlight ano passado. Vale lembrar que o tema da surdez esteve presente em nosso ENEM, assim, um bom motivo para o filme ser visto. José Saramago escreveu um livro sobre cegueira. O tema da surdez é um tema contemporâneo. E a que melhor escuta é uma mulher. Creio que há pontos convergentes entre as duas obras, com as devidas proporções.
3)      Como o público brasileiro poderá reagir aos filmes indicados nos cinemas brasileiros? O Oscar ainda atrai um público aos cinemas nacionais? E o público jovem?
Pablo Spinelli - Não é o Oscar que atrai menos os jovens.  É o cinema. Com o uso das mais diversas ferramentas para que se veja filmes em casa ou até andando pela rua, nas mais diversas classes sociais, o Oscar ficou mais para um grupo pertencente à classe média ou a uma geração mais velha. Há de se lembrar que a cerimônia é tardia,  passa num domingo à noite, termina por volta das quatro da manhã em período de escola ou de trabalho. Cabe salientar que nem a emissora de sinal aberto dá a atenção devida à cerimônia, pois prefere mostrar seu decadente BBB.
4)      Em relação aos indicados para Melhor Diretor, a ausência de Steven Speilberg sugere alguma coisa? A indicação de Chistopher Nolan (“Dunkirk”) poderia indicar uma mensagem liberal norte-americana da Academia de Hollywood para os europeus?
Pablo Spinelli - Spielberg, Woody Allen, Scorsese e Coppola são nomes que levam ou levavam cinéfilos jovens ou pessoas com mais de 40 anos. Spielberg mudou muito suas temáticas, adotou uma linha mais conservadora em seus filmes. Não diz à juventude de hoje o que dizia nos anos 1980. A Academia mudou seus eleitores, está mais plural. José Padilha e Fernanda Montenegro, por exemplo, votam. Isabelle Huppert, uma atriz francesa extraordinária, foi indicada, nada ganhou, mas é uma radiografia dessa “globalização” das indicações. O que não se pode confundir a indicação com os interesses mercadológicos. É uma indústria. Aposta em cavalos que podem vencer várias corridas ou cavalos que tiveram bons serviços prestados, como Meryl Streep e Christopher Plummer. Os  europeus sempre foram menos protecionistas aos estadunidenses, como pode ser visto em vencedores de Cannes. Creio que haja uma tendência para maior diversidade étnica nas indicações, algo que se vê há cerca de dez anos.
5)      Na categoria Melhor Ator, o ator republicano Gary Oldman é o favorito? O sectarismo de Hollywood poderia influenciar na premiação?
 
Pablo Spinelli - Não seria tão pesado com a qualificação de Oldman. Ele se destacou nos anos 1970 fazendo um músico anarquista punk drogado, líder dos “Sex Pistols”. Assim como fez o melhor Drácula do cinema e trabalhou no filme que lançou Natalie Portman ao cinema, o memorável “O Profissional”. Sua participação na saga Harry Potter e na de Batman, do citado C. Nolan, o aproximou de um público mais jovem. Acredito que seja mais pela atuação difícil de Churchill da incorporação, do que o Churchill da “cortina de ferro”. Interessante que ele tem como adversário o “Lincoln”, Daniel Day-Lewis (Hugh Jackman foi esquecido). Em momentos de crise política o cinema invariavelmente faz cinebiografias para resgatar da história algo que possa nortear as trevas do presente. Não é o caso do Brasil quando fez “Lula”.
 
6)      Na categoria Melhor Atriz, a indicação de Frances McDormand (“Três anúncios de um assassinato”) ou de Sally Hawkins (“A Forma da Água”) sugerem tendências diversas?
 
Pablo Spinelli - Nesse caso, provocado pela sua pergunta anterior, se Oldman fica numa camisa de republicano, a McDormand é nitidamente uma atriz de perfil Democrata, basta ver sua relação pessoal e profissional com os irmãos Coen. O fato de ser uma veterana que se despe de maquiagens para o caso da dor de uma mãe cuja filha foi estuprada é uma boa “barbada” em épocas onde o tema do assédio é forte nos EUA. Todas as outras atrizes, com exceção de Meryl Streep serão indicadas mais vezes e podem ganhar suas estatuetas, como aconteceu com Natalie Portman e Emma Stone (ausência sentida, assim como o extraordinário Steve Carrel, ambos por “A guerra dos sexos”)
 
7)      Mais uma vez o Brasil ficou ausente da indicação da categoria Melhor Filme Estrangeiro com o filme “Bingo”. O cinema brasileiro está numa crise de realização? Já imaginou o filme “Marighella” (estreia de Wagner Moura na Direção) como indicado ao Oscar em 2019?
 
Pablo Spinelli - O filme “Bingo” não teve a acolhida que merecia nem no Brasil. Foi um trabalho primoroso  do seu ator principal, da produção, direção de arte e, algo raro no país, roteiro. O filme teve um papel mais evangelizador que “Os 10 Mandamentos” ou algo do gênero. E isso foi feito de forma suave, sutil. Seu final aponta  para o crescimento do pentecostalismo nas artes, nas mídias, no judiciário, nos esportes, entre intelectuais, para o bem ou para o mal, mas é um dado sociológico que o filme abordou com muita elegância. Não vi o movimento neopentescostal apostar em um filme que inclusive criticava a emissora de  televisão mais criticada pelo movimento! O filme do Marighella é uma bonita demonstração do que os antropólogos chamam de “baianidade”. Não creio que terá uma repercussão nos EUA um tema de  um “velho comunista” que vai para guerrilha e cria um manual subversivo para a luta armada. Em tempos de Estado Islâmicos, terroristas outsiders, terrorismo de Estado, não é algo palatável. Assim como não o será aqui, um filme que vai colocar mais lenha na fogueira da polarização. Espero que Wagner, com todo seu talento e carisma, pense em nomes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, ou, se quiser ficar entre os baianos, a trajetória de Jorge Amado contada em “Navegação de Cabotagem”, que daria um lindo filme de amor e de política. Sobre a crise de realizações, algo positivo no ar. Apesar do enorme sucesso de “falar sério”, vejo um declínio nas obras de Roberto Santucci. Os  filmes de humor com Porchat, Mazzeo, Hassun, existem em qualquer país, isso não é ser pequeno. Na França, Depardieu faz filmes assim, basta  ver a NETFLIX. Nos EUA, o que é Adam Sandler? O que não podemos é ficar refém de filmes assim e produzir filmes menores que falam somente para um círculo de estudantes da PUC ou do IFCS. Precisamos de roteiros que contem histórias, e não tratados de Sociologia. Isso é melhor feito pelos argentinos e seus relatos selvagens.
 
8)      O que o Senhor aconselharia ao jovem brasileiro assistir a partir dos filmes indicados ao Oscar de 2018?
 
Pablo Spinelli - O jovem já deve ter visto Star Wars, que ganhou várias indicações. Ali veria como Luke Skywalker virou um ortodoxo da  doutrina Jedi e que Yoda, sempre ele, o aconselha a parar de bobagem e fazer o que tem que fazer. O filme “Corra!” foi muito bem recebido pelos jovens por ser um filme de terror com temática zumbi. A questão é saber se entenderam o discurso contra o racismo no filme. Aliás, se entendem que os zumbis em séries e filmes também é uma alfinetada na juventude daqui e de alhures. Sugiro que tenham muita, muita paciência com os filmes com a temática da II Guerra. Um é verborrágico que trata da Grande Política. O outro, silencioso, que trata de uma fuga militar. O “Post” do Spielberg é uma provocação ao twitter do Trump, já cumpriu seu papel. Lady Bird irá agradar às meninas. O filme que passa na Itália sobre um relacionamento homoafetivo parece confirmar que todas as premiações terá um independente com essa temática.  Mas creio que o diálogo entre um monstrinho e uma surda será a vitória do México contra os EUA, pela terceira vez. E torcer para que nosso “Ferdinando” do competente Carlos Saldanha seja o vitorioso. Além disso, há uma animação sobre o dia dos mortos mexicano. Eu diria para os jovens que será o ano da tequila.


domingo, 21 de janeiro de 2018

ENTREVISTAS: BRASIL 2018 - VEREADOR CÉSAR MAIA (DEM)


Qual Brasil emergirá em 2018? Eis uma dúvida que passa por muitos. A democracia brasileira passa por um momento em que o centro político passa por um processo de reorganização. Além disso, o nacional-desenvolvimentismo foi abraçado pela extrema direita. O BLOG VOTO POSITIVO pretende abrir uma série de entrevistas para pensar o Estado do Rio de Janeiro dentro desse cenário político nacional. Políticos e intelectuais são convidados a responder algumas perguntas que podem ajudar nossos leitores a melhor refletir para depois agir.

Vamos começar com o Vereador César Maia (DEM-RJ) que respondeu as perguntas abaixo enviadas por e-mail em 21 de janeiro de 2018.

Por Vagner Gomes de Souza – Editor do BLOG VOTO POSITIVO

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1) Nos próximos dias teremos o julgamento em segunda instância do ex-Presidente Lula, qual dinâmica ganharia as eleições presidenciais após o julgamento?

César Maia - Primeiro há que se aguardar o resultado do julgamento. Sendo 3 x 0 abre espaço para um voto populista.

2) O DEM vai continuar aliado ao PSDB no cenário da sucessão presidencial? O Ministro Henrique Meirelles teria condições de recompor o centro político?

César Maia - O quadro é instável há que ter paciência e decidir no final do primeiro semestre.

3) Como o Senhor avalia a possibilidade do ex-Presidente Lula lançar uma segunda Carta ao Povo Brasileiro? O Lula, ao contrário do PT, estaria acenando para o centro político?

César Maia - Esse é uma NÃO hipótese.

4) Em que medida as eleições presidenciais vão influenciar nas alianças majoritárias no Rio de Janeiro? A candidatura do Deputado Jair Bolsonaro poderia “embaralhar” as alianças daqui?

César Maia - Certamente aqui e em todo o país terão influência. Não vejo como Bolsonaro possa embaralhar nada. Ele vai querer ficar bem com todo mundo.

5) O PMDB fluminense é um bom aliado para as próximas eleições estaduais? Qual força política poderá emergir no estado do Rio de Janeiro nas próximas eleições?

César Maia - Nem adivinhando. Os que dizem que não votam em ninguém são mais de 50%.

6) O DEM apoiaria o ex-Prefeito Eduardo Paes para Governador ou Senador nas próximas eleições? O Senhor aceitaria fazer uma composição na eleição majoritária com Paes?

César Maia - O ex-prefeito e o PMDB terão que tomar as suas decisões para o DEM avalia o caminho.  

7) O Senhor concorda com a venda da CEDAE para superar a crise financeira do Rio de Janeiro? Quais seriam as alternativas para superar essa crise?

César Maia - Há que se aguardar os desdobramentos já que há uma lei autorizando e um acordo com o ministério da fazenda.

8) Qual o balanço que o Senhor faz do primeiro ano do mandato do atual Prefeito do Rio de Janeiro?

César Maia - Nada se fez que imagino que esteja fazendo caixa. E já está fazendo uma reforma do secretariado.

sábado, 20 de janeiro de 2018

CARAVANAS DE CHICO BUARQUE

Caravanas pela Herança que não Renunciamos

Para Mila Pimentel

De Vagner Gomes de Souza
O Show Caravanas de Chico Buarque é um sucesso na mobilização do público carioca para se reencontrar com o seu perfil democrático. Nos caminhos e descaminhos da transição da democracia nos anos 80, o carioca se deixou seduzir pelo atalho do populismo. A sociabilidade carioca foi se distanciando do mundo da política e a renovação política foi se adiando.
O filho do sociólogo que ficou célebre pelo “Homem Cordial” faz um show que faz um balanço sobre os equívocos dessa postura sectária. Chico Buarque se manifesta na política pela sua poesia há muitos anos. Por isso, o roteiro das composições de seu show faz esse mergulho no passado com composições que nos lembram do pós 1968.
Duas vias eram polarizadas pela esquerda na luta contra a ditadura militar. De um lado aqueles que reclamavam de uma “esquerda frouxa” e defendia a resistência armada contra os militares. De outro lado, havia o caminho mais longo e complexo pela arte de saber renunciar algumas convicções (tese defendida pelos comunistas do PCB e que foi vitoriosa) que propunha recompor um centro político para isolar as vertentes autoritárias à direita. Foi essa trilha democrática que deu condições para a emergência do novo sindicalismo no ABC com a emergência de Lula.
Não detalharemos os intelectuais da tradição comunista pecebista que rodeavam o compositor nos anos 60/70. Mencionaremos simplesmente o Chico Buarque do Teatro com uma dessas referências para a pesquisa. Roda Viva (1967), Calabar (1973), Gota d´Água (1975) e Ópera do malandro (1978) representam a espinha dorsal da cultura política do Caravanas de Chico Buarque pois as letras desse período servem como um espectro a nos ensinar que esses tempos difíceis só serão superados com muita maturidade para fazer uma ampla unidade.
Das letras recentes de Chico Buarque, observamos seu amadurecimento poético com uma sutileza no questionamento da ausência da Grande Política da esquerda brasileira. Seus versos recentes, lidos com muita atenção demonstram que sua timidez é vencida em cada estrofe. Destacamos, “Dueto” que é uma epopeia crítica ao ódio nas redes sociais; “Caravanas” que seria a percepção gramsciana da cidade do Rio de Janeiro na comparação Ocidente e Oriente e “Blues para Bia” que questiona o sectarismo de uma americanização sem política na temática de uma “nova esquerda”. “Eu fiz este Blues para Bia/Mas Bia não vem me ouvir” e segue a canção que na última estrofe propõe uma invenção política.
Essa natureza criativa é uma linha da cultura política que os cariocas deixaram de lado permitindo a emergência de operadores políticos de esquerda que falam só para seu próprio público. O show de Chico Buarque é para divertir e, em seguida, para que todos que gritam um “bis” em forma de slogan político ao final, saber refletir sobre a herança que não renunciamos.


domingo, 12 de novembro de 2017

Nosso Tempo - O Julgamento de Sócrates (TEATRO)




O Julgamento do Nosso Tempo

Por Vagner Gomes de Souza

A Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro é testemunha, ou seria melhor dizer, conivente com um andamento conservador de sua “revolução passiva”. A lógica do sectarismo de uma esquerda nostálgica induziu o carioca ao labirinto do Minotauro anti-Maquiavel (metade política e metade religião). O fundamentalismo está na base de outros segmentos políticos ou setores artístico-socioculturais. Falta muito a arte do diálogo e da reflexão. Por isso, somos reféns de uma crise mais profunda com a qual atravessa nosso país.
Muitos sábios defendiam uma “Era de Ouro” para a capital fluminense, porém estamos sem alternativas democráticas para sair do fundo desse poço. Seja nos cargos majoritários ou no desafio de renovar os quadros parlamentares no campo democrático. Gravíssima é a situação da precariedade da educação dos jovens que apontam para candidaturas autoritárias. Uma onda de Greves nas Escolas Públicas não criou uma legião de ativistas à esquerda. Pelo contrário, emergiu um variado perfil de neoautoritários sem formação nas letras: uma “SS das Redes Sociais”. O ano de 2013 foi a Primavera que logo se viu substituído pelo Inverno político de nosso atual gestor estadual com o complemento do gestor municipal de viés populista liberal/conservador.
Esse é o juízo que fazemos sobre nosso tempo na política carioca. Então, foi nessa lente que observamos a atuação de Tonico Pereira na peça “O Julgamento de Sócrates” (Teatro Cândido Mendes – Ipanema – Temporada: 03 de novembro até 17 de dezembro). Eu sei que nada sei sobre a crítica teatral contemporânea, mas confesso que essa é a peça política mais instigante e original desde o Impeachment da Mandatária Presidencial em 2016. Trata-se de uma peça brechtiana que alerta para os perigos das forças sociais que vivem na ignorância e se enquadram numa ação caluniadora do campo democrático. O ator celebra seus 50 anos de carreira com esse presente para o público carioca que está convocado a responder: “Quando o Rio de Janeiro se F...?”
Num breve prelúdio, o monólogo começa com lembranças das raízes agrárias do ator que veio de Campos dos Goytacazes. Um descendente de imigrantes italianos o qual nos deixa em prontidão para pensar no quanto conheceria Gramsci seja pela política, ou seja, pelo autor teatral Dario Fo. Então, a plateia percebe que o monólogo é um momento para se fizer pensar sobre nossos caminhos e nossos mentores. Quem seriam nossos Sócrates? Tonico Pereira cita alguns nomes de sua trajetória antes de encarnar o próprio Sócrates vitimado pela perseguição.
Filosofando com essa peça teatral, observamos que a Filosofia é muito importante para a formação da humanidade. A Filosofia que é deixada em segundo plano em tempos de reorganização das grades curriculares. Fazer pensar é um ato que faz muitos sentirem a indigestão, pois a máscara cai. Se sentir pertencente a classe oprimida pode gerar um ódio para aquele lhe fez essa revelação, pois estando consciente disso lhe resta dois caminhos: ou assumir que é um “capacho” dos poderosos ou deve ser um ser disciplinado para fazer as mudanças. Esse é o desafio imposto por Sócrates nessa livre inspiração na obra de Platão. “O Julgamento de Sócrates” é uma versão teatral da leitura sobre o mito da Caverna. O esclarecimento das camadas populares é um desafio contemporâneo.

Essa é uma peça profundamente didática para as forças políticas progressistas. Devemos estar abertos a ceder nossos pontos de vista inflexíveis para ganharmos gradualmente espaço. Ganhar o Governo não implica em ganhar a opinião da sociedade, muito se articulam para desconstruir pela via da mágoa. Nesse momento, todos aqueles que se sentem incomodados com as novas ondas moralizadoras na cultura precisam ganhar um pouco mais de inspiração reflexiva indo assistir essa peça. Mesmo que eu nada saiba que nada sei de Teatro. Posso afirmar que é a melhor peça teatral do ano.
Crédito da foto: Tonico Pereira Foto: Victor Pollak

 


domingo, 20 de agosto de 2017

O FILME DA MINHA VIDA


O Filme da Democracia
Em memória de Jerry Lewis (1926-2017)
 Por Vagner Gomes de Souza
 
Um belo presente recebe o público ao assistir o filme "O filme de minha vida" dirigido por Selton Mello. Trata-se de uma livre adaptação do livro Um pai de filme do chileno Antonio Skármeta que agrega um pouco de lirismo poético para refletirmos nossa conjuntura mundial e nacional. Esse é um filme que despolariza nossos corações em tempos de intolerantes marchas "neonazistas". O Diretor não apela para o "populismo cinematográfico" de considerar o drama nacional circunscrito a questão da violência urbana. Ele demonstra ser possível abrir uma outra perspectiva para olhar o Brasil.
 
Então, somos convidados a conhecer o Sul do Brasil. "O filme de minha vida" é uma interpretação do Sul do mundo a partir do Sul do Brasil. Um país solidário com a globalização dos de "baixo" como se percebe no jogo da prova oral sobre as capitais dos países numa cama de bordel. "- Bolívia..." Na estreia de um jovem docente nos prazeres da vida há um diálogo que nos faz lembrar desse Sul profundo.
Então, somos lembrados dos tempos em que a Rádio era uma força maior que a Televisão. Ainda mais se a estória se passa no Rio Grande do Sul da Rádio da Legalidade. Sem qualquer referência ao episódio histórico, essa leveza se permite ao concluir quando a personagem Paco faz uma crítica a vizinha que comprou uma TV. Seria uma sútil lembrança de Lorde Cigano (José Wilker) no celebrado filme circense "Bye Bye Brasil"? Eis aqui mais um giro em nossas reflexões sobre esse filme que poderia ser um olhar poético sobre a modernização sem o moderno.
 
Uma das cenas de inspiração felliniana do filme
 

Através de "O filme de minha vida" poderíamos entrar numa locomotiva de reflexões sobre nosso compromisso com a democracia. Não se faz um filme só pelo começo ou pelo final. O desenvolvimento de uma trajetória ganha relevância se observarmos que a ética da responsabilidade ganha impacto junto ao público. Celebra-se Federico Fellini ao resgatar a crítica social com o recurso da poética cinematográfica. De forma "mineira", ou seja, quase silenciosamente se opera uma interpretação democrática para se fazer uso do perdão.
Pela locomotiva, chegamos a "fronteira" como se fosse o "Velho Oeste" americano do Sergio Leone. Tudo fica melhor na companhia da belíssima fotografia de Walter Carvalho. E... Estamos no cinema acompanhando "Rio Vermelho" (1948) numa "ponte" com os elementos progressistas do americanismo. Assim, percebemos é esse o momento de reagrupar o sentimental e o reflexivo nas salas de cinemas.

 

domingo, 21 de maio de 2017

UM CONTO SURREAL

 

Um fantasma ronda um provável Colégio Eleitoral

Por Vagner Gomes de Souza
 
Nos últimos dias, Tancredo Neves tem ficado acanhado na tristeza no mundo do além. Na Mantiqueira Celestial, eis que ele está sem responder as mensagens de solidariedade diante dos acontecimentos terrenos que maculam a memória da sua família. Entretanto, o turbilhão nacional não passa em silêncio para todos os políticos que vivem no além... Político é vivo mesmo após estar morto! Essa é a filosofia típica da política brasileira que afirma: "No mundo de Brasília, quem tem um gravador é rei!"
Nos vôos pelo túmulo de Getúlio Vargas, para melhor compreender a crise, Tancredo Neves relembra os dias fervis de 1954. O "Partidão" querendo a "cabeça" de Vargas a qualquer custo... A UDN assanhada com a "República do Galeão". E, hoje, vivenciamos a "República das Gravações". Um momento de reflexão... Onde estaria seu antigo chefe gaúcho? Ele e João Goulart costumam pernoitar no outono e inverno em São Borja. Tempos de crise... Devem estar em reuniões com Oswaldo Aranha e outros maiorais na análise da conjuntura. Foi seu primeiro pensamento. Ulisses Guimarães lhe alertou em não fazer essa viagem desgastante para um espírito público do mundo celestial. Ulisses lhe aconselhou: "Vamos ficar unidos aqui... Ou acha que estou gostando com o que fizeram com o meu legado no MDB!?!"
Não adianta... Sempre foi difícil Tancredo ouvir Ulisse Guimarães. Nem morto ele perderia sua autonomia de decidir politicamente. E... Já que estava morto. Saiu pelas criptas terrenas e nenhum espírito encontrou em São Borja. Crise. Volta a pensar. Tempos de crise...
 
- Tempos de crise! (Uma voz surgiu em algum canto).
 
- Quem aqui está? (Perguntou o mineiro pesedista).
 
- Um velho conhecido do trabalhismo. Vire-se para a esquerda.
 
Ele atende. Gira seu corpo espectral e olha para Leonel Brizola.
 
- Brizola!!! O que faz aqui? Eu imaginava que estivesse assombrando o Palácio da Guanabara.
 
- Desisti. Aquele Governador é pior que o "Gato Angorá"! E... Diante dos fatos. Vim recorrer ao grande Getúlio Vargas, porém ele se foi...
 
Momento de silêncio para os dois... Um encontro traiçoeiro da pós-morte entre um pesedista e um trabalhista do pré-1964. Enfim, Brizola rompeu o silêncio.
 
- E... Foi essa crise que lhe trouxe aqui? Vi que os herdeiros não lhe representam.
 
- Nem me lembre disso... Contudo, pensei em buscar um conselho sobre uma decisão minha.
 
- Qual seria? Tem confiança em me confidenciar?
 
- Apesar de nossas adversidades... Eu preciso de que algum espírito da política opine... Trata-se disso tudo que ocorre no mundo carnal do Brasil.
 
- Quem diria Tancredo. A Nova República levar essa marca de corrupção. Muito bem sabemos que foram os militares que alimentaram essa chaga.
 
- Nós sabemos, porém a população não tem lideranças que fazem o melhor perfil para afastar o perigo do autoritarismo. As nuvens da catástrofe sempre trazem um nome e a imagem de um parlamentar fardado.
 
- Bahhhhhhhhhh!!!!!!!! Deixe de lembrar desse presságio. O trabalhador brasileiro ama a liberdade. Darcy Ribeiro, ontem mesmo me dizia, que devemos acreditar a criatividade do brasileiro.
 
Tancredo Neves abaixa a cabeça. Lágrimas em forma de granizo surgem nos céus de São Borja. Brizola retoma a conversa.
 
- Neves... Tempos de crise passam.
 
- Minha experiência me diz que essa Nova República está no fim... Ela, na verdade, nem começou bem com a minha morte por causa das células cancerígenas.
 
- Células cancerígenas!?! Pensei que fosse uma infecção...
 
- Deixemos isso para outro momento... Enfim, tudo está em declínio! E tenho que concluir aquilo que tentei começar?
 
- Como?
 
- Brizola... Tomei a decisão de ser candidato ao Colégio Eleitoral caso haja o afastamento do atual Presidente.
 
Muitos risos de Brizola. Enquanto Tancredo Neves tenta explicar.
 
- Há meios extremos para que isso seja possível. Você sabe que a reencarnação tem algumas "brechas normativas" que podemos contornar em casos extremos.
 
- Tancredo! Não me espanto com sua capacidade de articulação no mundo espiritual para realizar esse transição de mundo do além para o Brasil. Contudo, ouça o "Velho" Brizola... Se vier um Colégio Eleitoral, outro fantasma está rondando. Com muitas chances.
 
- Quem!?!
 
- O fantasma ultraliberal do Henrique Meireles.
 
Tancredo Neves ficou ainda mais incomodado. Perdeu tempo em pensar naquelas ideias.
 
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Nota: esse conto é uma ficção. Os nomes e fatos históricos mencionados seriam o exercício da imaginação emprestados do contexto surreal de nosso país.

          

domingo, 12 de fevereiro de 2017

ATUALIDADE

O 18 Brumário Internacional e Nós
Por Pablo Spinelli
 
O ano de 2016, em um tom modestíssimo, foi no mínimo singular do ponto de vista internacional e nacional. Um ano que é caudatário de pendências de 2015 e que esse ainda deixará seu rastro por um tempo incerto, sua triste herança e alguns aprendizados para o que se iniciou; o ano onde o mundo falará – nostálgica ou raivosamente sobre o centenário da Revolução Bolchevique e também, talvez mais importante por conta da sua forte resistência de sobrevida na condição de clássico, a comemoração (ou não) dos 150 anos de “O Capital”, de Marx, um dos livros mais comentados, criticados, debatidos e em proporção inversa, lido da humanidade.
Na conjuntura internacional percebe-se uma lenta retomada de otimismo quanto à economia a partir dos indicadores dos EUA, com mais timidez na Europa desenvolvida e da retomada do crescimento chinês simultaneamente; no “sul do mundo”; os conflitos bélicos que permitem enormes lucros à indústria armamentista não param. A Primavera Árabe, como a de 1848, murchou. Iraque e Egito destruídos em facções, assim como a Líbia. Os caudatários da ordem autoritária desses países onde ainda persistem os pertencimentos tribais se foram e o Ocidente nada colocou no seu lugar a partir da política local com base na democracia. A Síria, numa relação com uma Rússia cujo mandatário está mais para inclinações da Grã-Rússia czarista do que para uma herança do socialismo real que muitos enxergam equivocadamente analogias – que já se extinguiu há tempos –, é um cenário de horror onde uma cidade histórica é dividida, patrimônios da humanidade são destruídos pela guerra e/ou pelo dogmatismo de grupos políticos-religiosos, como o Estado Islâmico, o que demonstra a necessidade de uma revisão do estatuto da ONU, instituição que foi esvaziada após o fim da URSS. Diante do quadro caótico permeado pela miséria, pelas guerras civis, pela ação do terrorismo onde o Estado se mostrou frágil como monopolizador do uso da violência, como defendem os liberais, assistiu-se uma das maiores migrações em massa desde a II Guerra Mundial (1940-1945). 
A Europa, como um todo, tentou se desvincular da sua "herança maldita", ou seja, tentou apagar seu passado imperialista, o mesmo o qual Edward Said havia alertado que iria cobrar seu preço. Há, por outro lado, algo a se saudar que é o posicionamento do Governo da Alemanha tendo em vista a trajetória política daquele país na primeira metade do século passado. Neste caso, as migrações serviram de mote para o endurecimento de concepções e opiniões de demagogos em épocas de crise, forma pela qual não se responde aos problemas da globalização, pelo contrário, não só não enfrenta os problemas postos por ela como a renega a partir do recrudescimento do Estado-Nação que permitiu da Grécia à Itália – berços da Antiguidade Clássica – um aumento da xenofobia e das direitas radicais, como vemos e veremos na França com uma Marine que não é a Marianne da bandeira tricolor, mas a da bandeira de cor negra de triste memória; como se percebe no surpreendente nacionalismo que o conservadorismo tradicional inglês não soube adestrar após anos de fomento, como foi o episódio do “BREXIT” quando a criatura (o nacionalismo) tomou para si o domínio da ação do Dr. Frankenstein (o liberalismo), em um dos países historicamente de maior liberdade quanto ao pluralismo de ideias, especialmente no século XIX. 
Na América Latina, o “bolivarismo”, um projeto que nunca disse a que veio, uma mistura de demagogia esquerdista com nuances keynesianas tropicais, teve seu fim para regozijo liberal. A onda neoliberal dos anos 1990 é hoje uma "marolinha" que ganha seu impulso a partir da insatisfação das camadas populares e médias diante da ineficácia do Estado assistencialista que se formou nos países que adotaram tal modelo. Mais um tento para o conservadorismo que associou – parte por culpa da retórica chavista – o Estado assistencialista com o comunismo e com isso tirou do baú os fantasmas que deixaram de ser há muito de ser um espectro - o discurso mofado do anticomunismo presente nas redes sociais à discursos de políticos na América Latina. O espectro que ronda aqui e alhures é o do fascismo, modelo que conseguiu de forma surpreendente e brilhante se reinventar no seu deslocamento do Estado para o mercado e ganhou escopo nos tecidos sociais. Nessa toada, um representante do mercado que se identificou alheio ao mundo político – e a História mostra que todos que assim o dizem são mais políticos que os que se reconhecem como tal – acabou por conquistar as mentes e corações nos EUA a despeito do establishment, inclusive do seu próprio partido. “House of Cards” foi inspirador para Trump que, por não ser leitor de Maquiavel, ao demonstrar por ora optar pela coerção sem consenso, sem a disputa da hegemonia, mas uma imposição da sua retórica aliada aos interesses corporativo caudatários da Guerra Fria tem como fiador o americano médio dos cinturões industriais que estão sofrendo o desemprego ou os grupos sectários racistas/segregacionistas, homofóbicos e outras vertentes do conservadorismo nos costumes como movimentos religiosos que apoiaram sua campanha.
Trata-se da herança da tradição do WASP ("Branco, Anglo-Saxão e Protestante" no acrônimo em ingês) do século XIX, um corpo estranho no mundo da globalização e do multiculturalismo. Por isso, seria estranho a sua simpatia entre os "mulatos e caboclos" no Brasil, mas percebemos uma cultura política alheia aos valores da democracia em diálogo com esses segmentos norte-americanos.
No Brasil, a crise econômica de 2015 deixou seu legado para 2016. Com a crise posta, a "timoneira" mudou o curso do navio sem antes expor aos navegantes a mudança da cabotagem logo após a sua segunda vitória eleitoral, como se viu na escolha do novo responsável pela Fazenda e pela fritura ao que ocupava o cargo. O mercado, ao perceber uma fragilidade na direção política aliado a uma mídia combativa como em 1954, 1964 e – após os movimentos sociais nas ruas – 1992 e aos  panelaços como os dos anos 1980 na Argentina feitos por uma classe média tradicional e também por aquela que foi batizada de “a nova classe média” (que virou nova justamente nos governos de liderança petista), acabou por optar pela especulação e rebaixou o Brasil pelas famosas agências de risco – o risco real é para quem acredita na lisura das análises dessas agências, como visto no filme “A Grande Aposta” – a despeito do enorme lucro ao mercado financeiro que o governo (desde FHC) permitiu ao colocar sua ênfase no pagamento da dívida pública. Por sua vez, a sociedade se “americaniza” cada vez mais. A pauta dos direitos ter se sobreposto aos conceitos de classe é algo que se originou nos fins dos anos 1970 e se consolidou nesse século – basta passar pelos campi universitários para ler os panfletos e ouvir as discussões dos alunos e dos professores, campo privilegiado da construção do conhecimento.
Nesse caminhar o Brasil chegou ao terreno perigoso da judicialização da política. Há, é verdade, um ponto positivo que é a descoberta de um poder que era alheio ao cidadão comum, o reforço do Ministério Público, momento em que a Carta de 1988 mostra sua face republicana, mas por outro, o efeito midiático contou como um dos alicerces das ações desse poder, como no STF, assim como a reforma ético-moral proposta pelos “tenentes de toga”, como citou um famoso cientista político brasileiro, que propuseram ações corretivas à corrupção em um grau tal que a sociedade fica descrente da política e quer um novo país – mas sem a classe política como esse país será parido?
No hibridismo de impeachment com golpe; de cassação sem a perda de direitos políticos, numa espécie de releitura do genial panfleto do século XIX, “Ação, Reação e Transação”; o Brasil ficou paralisado, a violência e o desemprego aumentaram e o vice-presidente que, desastrosamente resgata um modelo de governo à República Velha como se compreende a partir do seu slogan positivista – o que o aproxima dos “tenentes de toga” – e no Estado reformista que o aproxima de Campos Salles e Joaquim Murtinho e ressurge com nova modelagem uma "Política dos Governadores" a partir do laboratório que é o Rio de Janeiro, o estado das contrapartidas, onde após a privatização do trato público da água e do esgoto, tudo será normalizado, os salários do funcionalismo público serão colocados em dia, as esposas dos policiais militares voltarão sorridentes para suas casas, haverá menor índice de morte de PMs (ainda há de se perceber que a maioria que morreu esse ano curiosamente estava próximo ou dentro de um estabelecimento comercial - joalheria, restaurante, shopping - o que permite a leitura de que morreram por conta do "bico" e não por serem policiais). 
Por falar em Vargas, mais uma vez há uma nova volta do parafuso quanto à história do “fim da Era Vargas”. E mais um paradoxo surge. O enterro tem consigo os elementos do enxugamento da máquina pública; uma reforma previdenciária maximalista que tende a empurrar a classe média para a iniciativa privada; a racionalização burocrática.
Contudo, ao lado disso, a reforma ética-moral está com uma perigosa vida própria, um udenismo à esquerda e à direita que já derrubou seis ministros e um está sub-judice e faz o governo balançar na pinguela. Um liberalismo que se diz antivarguista, mas propõe uma reforma educacional por medida provisória, a herança do decreto-lei. O apoio de uma base congressista cuja maioria é fisiológica, cimentada em interesses econômico-corporativistas ou não republicanos apegados, como se viu na votação do impeachment, à família, à nação e à religião.
A Voz do Brasil não apenas se manteve no seu horário, saindo da pauta do Congresso a possibilidade de opção de transmissão – independente do trânsito, do futebol ou do bom-senso – como se tornou ostensivamente um mecanismo de propaganda do Executivo federal como nos tempos do presidente gaúcho que namorou de forma aberta com o positivismo e com o tenentismo. Dito de outra forma, a herança de Vargas que todos apedrejam é difícil de enterrar. 
Há por parte da sociedade o desejo da mudança, mas um repúdio aos atores tradicionais, o que numa crise de hegemonia abre uma possibilidade ao aventureirismo ou a um "bonapartismo", no clássico estudo de Marx (O 18 Brumário de Luís Bonaparte) e desenvolvido por Gramsci, com o "cesarismo". E como a História nos deixou de legado tal quadro, se confirmado,  é a derruição da democracia.
 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cinema: Capitão Fantástico

Senhores e Caçadores em "Capitão Fantástico"
À memória do Major Thompson (Irmão de E. P. Thompson fuzilado na II Guerra Mundial)
Por Vagner Gomes de Souza
 
"À medida que o capitalismo (ou ´o mercado`) construiu a natureza e a necessidade humanas, a política econômica e seu antagonismo revolucionário passaram a supor que esse homem econômico existiu em todos os tempos. Encontramo-nos ao final de um século em que essa ideia tem de ser questionada. Não devemos jamais retomar à natureza humana pré-capitalista, embora lembrar-se de suas necessidades, expectativas e códigos alternativos possa dar novo alento à noção da gama de possibilidade de nossa própria natureza. Seria ao menos capaz de preparar-nos para um tempo em que as expectativas e necessidades capitalistas e do Estado comunista possam ser construídas de uma nova forma?"
E. P. Thompson (1991)
 
O filme "Capitão Fantástico" - que mereceria uma melhor atenção dos distribuidores do filme proporcionando sua exibição na periferia carioca - é a angústia ao nível de Graciliano Ramos na sua crítica ao capitalismo. Trata-se de uma polêmica sobre as vantagens e desvantagens do "orientalismo" para se fazer oposição ao "capitalismo selvagem" que potencializa a concentração da riqueza e as diferenças sociais, conforme a denúncia de Thomas Piketty em seu livro "O Capital no século XXI". Nesse filme, há um sugestivo convite para que façamos um balanço sobre o ativismo político pós-2008 (em nosso caso, brasileiros, pós-2013). O que melhor dizer sobre a referência ao linguista marxista Noam Chomsky?
O isolacionismo da política esquerdista é exposta nas brilhantes lembranças do equivocado "Oriente político", o qual a Revolução Cultural Chinesa é um triste paradigma. Trata-se de um fantasma de sectarismo nas atitudes que se apresentam no começo filme. Ao fundo, sugerimos que haja uma proposta de enfrentar os erros de uma nova "velha" esquerda socialista elibertária com vertentes de um "protoanarquismo" comunal, que emergiu na insurgência de alguns setores após 2008.
A vida familiar de Ben (protagonista do filme) mescla um comunalismo pré-capitalista e uma disciplina espartana. Gradualmente a simpatia do público nos minutos iniciais do filme entra numa encruzilhada da política. O temperamento isolacionista poderia "sufocar" personagens e público se a notícia de do falecimento da esposa do protagonista, por suicídio, não desse abertura para uma transição na narrativa. A dúvida passa a alimentar os personagens e, aos poucos, interage ao silêncio reflexivo do público quanto aos acertos e os equívocos na ação crítica a ganância do mercado.
A decisão familiar de partir para o Novo México (símbolo do expancionismo norte-americano) para se somar ao funeral da mãe permitiu ao roteiro do filme incorporar momentos de humor em pleno "road movie". Dentro de um ônibus se reunem todos e a diversidade começa a emergir. Conflitos e dissidências são expostos enquantos que os familiares entram em contato com o "mundo do capital". Na direção desse ônibus está Ben que intui que não pode ser uma nova leitura de Stalin no Meio Oeste Americano. Os erros da "miséria da teoria" do orientalismo político ganham maior nitidez e a flexibilidade da vida prática passa ser uma necessidade.
As referências iniciais a Trotsky, Mao Tsé Tung, Pol Pot e Stalin vão ser atenuadas pela transição dessa viagem em busca de um entendimento do que teria feito uma mulher budista tirar sua própria vida. Há um mistério ou não? Então, um brilhante giro no roteiro com a celebração da Declaração dos Direitos do Homem e uma referência crítica a China da atualidade. Nos dizeres da caçula da família: "Sem essa Declaração nosso país seria como a China". Olhares de espanto dos "familiares globalizados" incluindo os primos "trumpianos" e, podemos perceber, um mal estar do público esquerdista no cinema. Esse é o momento de se permitir a fazer a crítica para demonstrar que é possível um caminho democrático para esses Caçadores no combate aos Senhores do Capital. Portanto, o pacifismo oriental do budismo vai ganhando sua força na narrativa do filme. Para fazer cumprir o último desejo da mãe budista, a unidade familiar será recomposta com atitudes mais flexíveis. A cena de cremação da mãe ao som de Guns n Roses é um hino em favor do encontro democrático entre Ocidente e Oriente. Ao final, todos na mesa estudando, estudando e estudando.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PARA ALÉM DA POLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA CONJUNTURA

Júlio Aurélio (Nosso Entrevistado)
 
Pouco tempo ainda nos distancia do afastamento definitivo da Presidente Dilma. Um longo processo político foi concluído, mas a crise política ainda está presente na sociedade brasileira diante de uma sequência de debates polarizados e um novo Governo de Coalizão que tateia superar a crise econômica. No momento, o Governo Temer está trilhando uma receita desenhada pelo governo anterior nos tempos de Joaquim Levy. Diante desse quadro complexo, VOTO POSITIVO convidou Júlio Aurélio Vianna Lopes para uma entrevista por e-mail. Ele é Pesquisador Titular em Ciências Sociais e Humanas da Fundação Casa de Rui Barbosa. Confiram a seguir.

 
1) Na sua opinião, o afastamento definitivo da Presidente Dilma em 31 de agosto foi um "Golpe Parlamentar"?
O procedimento inicial do impeachment, adotado pela Câmara, era uma tentativa de golpe pelo Parlamento, porque não obedecia a várias exigências da Constituição - especialmente a defesa ampla pela Presidência da República e a votação aberta (não secreta) pelos Deputados. Se assim tivesse transcorrido o impeachment, a destituição do governo teria resultado de uma ruptura constitucional.
Porém, esta tentativa de golpe parlamentar foi abortada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quando ele substituiu todo o procedimento da Câmara, ao lhe impor outro procedimento (extensivo também ao Senado, lugar do julgamento) com ampla defesa pelo Governo e voto aberto pelos parlamentares, em todas as fases. Cabe destacar que o procedimento definitivo do impeachment, pelo STF, resultou de seu acolhimento de todos os pedidos feitos pela Advocacia do Governo e, principalmente, por um dos partidos que o defenderam (o PC do B). Por isso, é completamente descabido - especialmente por estas entidades - alegar qualquer ruptura da formalidade constitucional (ou golpe parlamentar), já que o procedimento adotou todas as formas por eles defendidas e não as que os Deputados preferiam.
 
Assim como não houve golpe parlamentar quanto à forma - cuja ruptura é indispensável para caracterizar qualquer tipo de golpe politico (parlamentar ou não) na Democracia - também o conteúdo do impeachment pelo Senado não extrapolou a Constituição. Objetivamente, a Governante violava a lei orçamentária - do qual ela era acusada - à medida que manejava recursos do orçamento público entre órgãos (distintos e separados no interior da Administração) de maneira que, no mínimo, dificultava sua fiscalização externa. O que, proibido pela Constituição, já era uma irregularidade pontual criticada nos Governos FHC e Lula, adquiriu, especialmente durante o primeiro ano do Governo Dilma, uma constância no tempo (anual) e um montante de recursos do orçamento que impedia seu controle pelos órgãos fiscalizadores. E qualquer arbítrio presidencial no manejo do orçamento é caso para impeachment pela Constituição.
 
Este impeachment teve outro motivo jurídico que o do Presidente Collor, trazendo novos desafios para aperfeiçoar nossa ordem democrática: impedir que outros Chefes de Executivos (Governadores, Prefeitos e Presidentes da República) continuem ou retomem formas de arbítrio orçamentário. Mas para que esta consequência positiva se realize, é preciso que ao impeachment se aplique a proibição temporária de função pública - cuja não aplicação pelo Senado foi a única inconstitucionalidade do processo.
 
2) Seria o momento de defender Eleições Diretas Já para Presidente? Essa é a melhor palavra de ordem para as forças democráticas?
 
O melhor para a Democracia - critério que deve orientar lideranças que se considerem democráticas - é o cumprimento das leis e da Constituição por ela adotada. Portanto, nova eleição presidencial é legitima, no momento atual, somente como resultante de uma cassação - pelo Tribunal Superior Eleitoral - da chapa Dilma/Temer, vitoriosa na eleição de 2014. Tratar qualquer eleição de modo casuístico contraria a aprendizagem cívica da população que vive em uma Democracia Constitucional (ou Estado Democrático de Direito), onde os mandatos representativos têm suas interrupções previstas na Constituição.
 
Assim, cabe ao TSE, aos partidos democráticos e à cidadania apurar ou exigir a apuração, afinal, da denúncia de corrupção eleitoral pela chapa vitoriosa à Presidência. De fato, todos têm se omitido para resolver, afinal, sobre o assunto, cuja importância, para o aprendizado democrático, é tão importante quanto o do impeachment....
3) O Governo de Michel Temer representa as forças conservadoras?
 
Sua base tem a mesma composição de lideranças que formava os 13 anos dos governos de Lula e Dilma, a qual, devido a seu estilo próprio de isolamento pessoal - governando afastada dos partidos (incluindo o PT) que a apoiavam no Legislativo - se fragmentaram durante o fim de seu primeiro mandato e, especialmente, o inicio de seu segundo mandato. Isolada por opção, logo a Presidência se tornou ainda mais solitária pelo abandono progressivo dos aliados com os quais todas as suas politicas públicas - do Bolsa-Família ao Prouni - se tornaram reais. Implodida, politicamente, pela própria Presidência da República, sua coalizão de lideranças aliadas à esquerda buscou se recompor contra Dilma, já que não conseguiam se recompor com ela.
 
À recomposição da base politica - na qual se destacava o PMDB - por ex-aliados da esquerda, se aproximaram, progressivamente, as demais tendências centristas, nas quais se destacam o PSDB e DEM. O Governo Temer reuniu, assim, todo o centro brasileiro: tanto o que esteve junto ao PT em seus governos, quanto o de fora deles, ampliando a centro-direita em sua composição. Uma tensão interna entre suas tendências mais patrimoniais, de um lado, e mais neoliberais, de outro lado, acompanhará sua trajetória.
No contexto imediato - onde a dissolução econômica (cuja ponta é o desemprego disseminado) atual reflete a dissolução politica anterior - se deveria exigir do Governo Temer o papel de recomposição social e econômica do País. O que implicaria transpor seu perfil ideológico, através de um pacto nacional por uma retomada do crescimento sem penalizar a população mais vulnerável: apoiar quando assim o fizesse e criticar quando não o faça.
 
4) Há 30 anos o PMDB foi o maior vencedor das eleições para a Assembleia Constituinte de 1987/1988, em três décadas, como avalia o quadro partidário brasileiro diante uma fragmentação do Congresso Nacional em mais de 28 agremiações partidárias?
 
De fato, o PMDB de 30 anos atrás reunia todas as principais tendências centristas como nunca - inclusive uma relevante centro-esquerda que se dissolveu e uma centro-direita (organizada como "Centrão") que dele se descolou, ambas progressivamente, ao longo das décadas. A Constituição de 1988 - como tenho ressaltado em minhas obras - é o maior fruto das transações programáticas entre estas tendências centristas, mas abertas às esquerdas, pelas quais o PCB (original) contribuiu com o único e, por isso, influente projeto partidário de Carta Constitucional.
 
A insuficiente adesão à Democracia como valor universal - característica infeliz que ainda permeia as várias tendências ideológicas brasileiras - levou, porém, à subestimação constituinte do tema eleitoral/partidário, apesar de sua óbvia importância já na época. Ele foi o tema institucional mais desprezado pelos debates na Assembleia.
 
O resultado foi uma liberalização partidária à qual não correspondeu uma responsabilidade partidária equivalente. Mesmo a fidelidade entre partidos e membros - remetida a uma lei posterior que nunca foi feita - só começou a ser, minimamente, efetivada pelo STF. Mas, além de longe do ideal, uma regulação democrática do sistema partidário continua essencial para um funcionamento mais programático e menos pragmático entre as lideranças parlamentares e a Presidência da República. Pois a ética representativa começa nos partidos e eleitos ou sempre estarão à mercê do Poder Executivo, através de relações nas quais os eleitores não comparecem.
 
5) Seria conveniente uma Assembleia Constituinte Exclusiva para a "Reforma Política"?
 
 Como o sistema politico em geral - de governo (presidencial ou parlamentar), eleitoral (cômputos de votos e eleitores) e partidário (organização dos partidos) - continua sendo, desde o fim da Assembleia Constituinte eleita em 1986, sua principal falha e da nossa Democracia, novos esforços são necessários para o estabelecer. Neste sentido, além de juridicamente possível - apesar de controverso entre juristas da Constituição - uma Assembleia Constituinte exclusiva (seguida de consulta popular ou referendo) ou um Plebiscito constitucional (como de 1993) são alternativas cuja viabilização politica, junto ao Legislativo, trariam a principal reforma da Magna Carta: a reforma do seu sistema politico, assentando um modelo adequado à nossa experiência democrática de 30 anos. A melhor alternativa é a que for, politicamente, mais viável - importa desatar a reforma politica....
 
Desde logo, porém, enquanto se trabalha para construir uma alternativa constituinte que complete a ordem democrática, não se deve esquecer que, para muitas questões do sistema politico - regulação de Medidas Provisórias presidenciais, proibição de coligações eleitorais para Legislativos e fidelidade partidária - bastam leis e não se exigem mudanças constitucionais.

6) Diante das possíveis Emendas Constitucionais sobre a Previdência Social e Legislação Trabalhista, poderíamos dizer que o "Centrão" da Constituinte de 1987/88 estaria de volta?
 
A rigor, tanto os Governos FHC e Lula - cada qual a seu modo - confluíram, em seu interior, ambas as tendências constituintes fundamentais: tanto ao "Centrão" quanto aos seus adversários. Como demonstrei em "Como foi feita a Constituição de 1988" (Ed. Cultura), a derrota do "Centrão" adveio de sua decomposição e absorção pontuais, pela centro-esquerda, em cada tema constituinte votado pela Assembleia. Foi esta mesma confluência que viabilizou, politicamente, as hegemonias posteriores do PSDB e do PT.
 
Se conseguirmos transcender as retóricas da polarização atual, conseguiremos perceber que a agenda Temer/Meireles, essencialmente, não difere da agenda Dilma/Levy. Ambas as iniciativas que você citou já vinham sendo formuladas - basta verificar, no Governo passado, a Medida Provisória que permitia reduções negociadas de salários ou ampliação de idade mínima para aposentadoria, para a qual já se conversava com o sindicalismo.  
 
Tal como o Governo Dilma, o Governo Temer não tem apresentado criatividade diante do ajuste fiscal, cuja abrangência revela sua diferença de métodos: enquanto antes se apostava na reintrodução da CPMF, agora se dedicam a fixar um teto geral aos gastos públicos. O qual, sem excepcionar Educação e Saúde, seria tão socialmente regressivo quanto o imposto extinto....
 
7) A chamada judicialização da política brasileira não tenderia em afastar ainda mais a participação política da maioria da sociedade?
 
Ela tem um duplo aspecto contraditório: tanto amplia a democratização politica, de um lado, quanto a torna problemática, por outro lado.
 
Sua potência democrática - só há judicialização da politica em Democracias - está em facultar o exercício da cidadania por segmentos sociais cuja exclusão partidária não os impede de, através da provocação direta (ações individuais ou coletivas) ou indireta (órgãos públicos não-governamentais como Defensoria ou Ministério Público) do Judiciário, serem incluídos em politicas públicas contidas em decisões judiciais.
 
Seu risco autoritário - que não se cancela mesmo pela eleição de juízes - reside na aplicação das leis como única forma ou objetivo da cidadania. Dentro do Estado moderno e sua tripartição de Poderes, só há uma solução compensatória: o acompanhamento ou até a ratificação de decisões judiciais com impacto coletivo pela sociedade civil. Em meu próximo livro - sobre o tema do papel politico de redes sociais - pretendo demonstrar a viabilidade atual de instituições que superam o dilema da judicialização atual, ao torna-las canais pelos quais a diversidade cultural aponta para uma sociedade democrática como intercomunitária.

8) Para onde foi a esquerda brasileira após 13 anos de "Ciclo Petista"?
 
O PT não se tornou Governo, nem implementou as politicas públicas e sociais que o caracterizam  através da politica de alianças - exclusivas à esquerda - que sempre vocalizou. Foi pelo reconhecimento de que tanto o desenvolvimento nacional quanto a inclusão social - agenda que continua atual, mesmo com os inegáveis avanços do período petista - são questões atinentes também, no mínimo, às várias expressões (incluindo algumas conservadoras) do centro político brasileiro.
 
Entretanto, ao exercer, ineditamente, alianças amplas para além das esquerdas, seu maior partido não as adotou como programáticas - em torno da formulação de politicas públicas especificas, embora as tenha implementado - mas como meramente pragmáticas: elas se assentaram sobre exclusivos cálculos eleitorais. Seu pragmatismo o fez ingressar - como sua manifestação extrema - até mesmo no patrimonialismo brasileiro, atualizado sob a Democracia Politica por relações corrompidas entre órgãos públicos e empresas privadas, agora mediadas por lideranças partidárias.
 
Romper o caráter corrupto do capitalismo de Estado brasileiro, democratizando sua relação com o empresariado e interditando seu papel na corrupção eleitoral - valiosa sua proibição no financiamento de eleições pelo STF - é uma meta indispensável que a esquerda tem de assumir, conscientemente, na autocrítica efetiva da qual depende sua recomposição para enfrentar a extrema desigualdade social brasileira que continua intocada.



segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ELEIÇÕES CARIOCAS 2016

 

A Esquerda na Encruzilhada das Eleições Cariocas

Por Vagner Gomes
 
Alessandro Molon (REDE), Jandira (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL)
 
Já se faz muito distante os anos em que o Prefeito Saturnino Braga (então filiado ao PSB) decretou a falência da Prefeitura do Rio de Janeiro. Vivíamos altos índices de inflação no final da década de 80 e a pressão social era muito forte associada aos debates constituintes que inseriram novos direitos a Carta Constitucional de 1988. Foram meses de atrasos salariais e 1988 se encerrava com a eleição do candidato do PDT que migraria para o PSDB. Esse foi o desfecho de uma experiência de "centro-esquerda" na Administração Municipal que muitos do campo da esquerda faziam oposição. Uma experiência única na história eleitoral do Rio de Janeiro pós-1985 sem o devido balanço político para compreender os motivos de nunca uma candidatura da esquerda carioca ser vitoriosa para além de manifestações fortes no decorrer da campanha. Lembremos que Saturnino Braga foi eleito em tempos de eleições sem 2 Turnos, ou seja, teve uma votação próxima aos 50% dos votos válidos mas não superou esse patamar. 
 
Ao longo das eleições posteriores, o eleitor carioca sufragou candidaturas com perfil de "Centro" e com discurso de bons gestores públicos. Além disso, com a adoção do sistema de reeleição, em duas eleições o mandatário foi reeleito no Primeiro Turno (2004 - César Maia e 2012 - Eduardo Paes). E a esquerda carioca fez de tudo um pouco para não se reconhecer como força política minoritária no campo eleitoral da cidade.  Contudo, se o objetivo é vencer, só poderá ganhar para Governar o município se transitar políticamente para o "Centro" se aproximando da vertente do que foi a candidatura de Fernando Gabeira (PV - PSDB - PPS) em 2008. Há um patamar máximo eleitoral da esquerda carioca o qual verificamos nessas eleições mais uma vez, ou seja, o limite é 25% do eleitor. Portanto, nesse Primeiro Turno, as candidaturas de PSOL/PCB; PCdoB/PT; REDE/PV já se aproximam dessa faixa considerando a margem de erro. Trata-se do momento de viabilizar quem será o representante desse campo para um Segundo Turno com possibilidades de vitória.
 
Nos anos recentes, PPS, PSB, PT e PCdoB compartilharam alianças com o governismo local do PMDB sem questionar a perpetuação dos sistemas de trocas políticas nos suburbios cariocas. Deixaram o legado do chamado "lulismo" sob a hegemonia dessas forças políticas conservadoras a medida que o ativismo político do petencostalismo se consolidou. À margem da política, muitos jovens se radicalizaram e não estão ingressos no sistema da política eleitoral, o que criou mais constrangimentos para a configuração de uma política de aliança mais ampla para agremiações como o PSOL. Por outro lado, a REDE não ganhou capilaridade política na sociedade carioca pelos posicionamentos "bovaristas" da esquerda de classe média. Como se percebe, há um "dilema do prisioneiro" na mobilização pelo voto da esquerda carioca. É preciso demonstrar que é capaz de governar para além de um posicionamento ideológico. Mostrar que é possível governar para todos os cariocas é sair da da "zona de conforto"das teses esquerdistas.
 
Transitar para o "centro político" é o desafio para a esquerda carioca reforçando um programa político que lute pela radicalização das instituições democráticas já existentes. Deve-se reforçar e ampliar os mecanismos democráticos já existentes. Valorizar as eleições de Direção das Escolas Públicas sem critérios limitadores de candidaturas de educadores e abri-las aos finais de semana. Lutar pela transparência nas contas da Previdência dos Servidores municipais (PREVIRIO). Defender um Orçamento Participativo.  Falar mais em ciclovias nas periferias cariocas. São propostas de quem deseja governar para todos como essas, que farão o eleitor médio reconhecer na esquerda carioca um articulador de uma hegemonia do sentimento político democrático. Para sair da encruzilhada é necessário que a esquerda carioca faça sua mobilidade.
 
 
 


domingo, 10 de julho de 2016

Os Intelectuais e a Política no Brasil

 
O Historiador Caio Prado Júnior - Nossa homenagem

Historiadores por Mais Democracia

Por Pablo Spinelli
Vagner Gomes de Souza
 
Acompanhamos surpresos a recente polêmica em relação ao posicionamento político de um grupo de intelectuais chamados "Historiadores pela Democracia". Defendem a legalidade da continuidade do mandato da Presidente da República e ganharam notoriedade pela própria mídia ao qual eles acusam de "golpista". Não devemos aqui tecer comentários se estariam antecipando uma sentença da História uma vez que esse é um debate Político ao contrário de acadêmico. A imprensa hegemônica ganha na possibilidade de permitir a continuidade de uma falsa polarização entre aqueles grupos que estiveram por mais de uma década governando sustentados pela ressurreição do "Centrão".
 
Desde 1994, PSDB e PT estiveram no comando de Governos sem conquistar a hegemonia no Parlamento. Nas margens de seus programas políticos, cederam espaço para grupos políticos de um mosaico partidário conservador, porém que deu a estabilidade política e econômica para um tripé monetarista. Se a referência ao século XIX é permitida, nada como estabelecer uma comparação histórica com a alternância histórica entre Luizas e Saquaremas no Império Brasileiro. Contudo, não compactuamos com a observação de alguns politicólogos que enunciam PT e PSDB como Luzias e Saquaremas respectivamente. Ambos seriam segmentos do campo "Luzia" brasileiro sob a roupagem de uma tênue socialdemocracia. A medida que, a sustentabilidade, ora garantida pelo antigo PFL (no caso do PSDB) e ora pelo PMDB (no caso do PT), sempre estaria em mãos do campo "Saquarema" brasileiro. Desde 1994, melhor seria comparar com os tempos do "Gabinete da Conciliação" do Marquês do Paraná. Há um silêncio dos "Historiadores pela Democracia" em relação aos novos Tempo de Saquarema na defesa da Presidente da República.
Se, por um lado, no governo tucano houve como priorização a estabilidade da moeda e a acessibilidade mais flexível à entrada dos capitais de origem financeira, por outro, sem discordar da linha adotada, o governo petista sem se dissociar dos grandes bancos e empresas acabou por priorizar o social. A agenda petista foi mudando de acordo com as desventuras do seu timoneiro. O discurso antiamericanista, por exemplo, que julgava o Brasil como subserviente ao "Grande Irmão" do Norte, acabou por ser substituído pela ênfase de Obama ao fato do nosso presidente "ser o cara", noves fora, após a boa convivência com George W. Bush. O discurso antiamericanista hegemônico nas universidades não só não deixou de fazer a sua autocrítica como reforçou práticas do americanismo em curso no Brasil, basta olhar a agenda das cotas e das políticas de afirmação dos mais diversos matizes. 
 
As Universidades deveriam repensar de que forma está seu diálogo com a sociedade. Muitos dos jovens que ali estudam têm uma sobrecarga de trabalho com estudos onde a sua intervenção na sociedade resume-se a um diploma para supostamente se qualificar melhor no competitivo mercado, uma forma de sair da "ralé brasileira" das gerações que os antecederam. Por outro lado, uma boa parcela da juventude ainda está presa aos cânones ideológicos dos anos de 1960, onde 68 realmente é o ano que não termina, para inglória posição dos intelectuais que deveriam superar discursos anacrônicos com uma "estatolatria" que paradoxalmente se coaduna com a defesa dos direitos societais. Temos uma Universidade bifronte, a reação dos historiadores pela democracia não é pela democratização. Quando a maioria dos cursos determina o atrelamento do bacharelado à licenciatura ou o contrário, determina  um tempo maior dos jovens aos pilotis e gera um atraso da entrada de profissionais no mercado de trabalho e de cientistas nas universidades, logo, cria um déficit de professores nas escolas ou de pesquisadores nas universidades. Mais Democracia também é necessário defendermos nas Universidades Públicas brasileiras nesses tempos sombrios.
 
Uma luta pela democracia com um discurso único não é democracia. O clima de Fla x Flu não é bom para o debate acadêmico e cada vez mais os historiadores têm que fazer uma reflexão sobre o papel do historiador: ser um intelectual de gabinete da torre de marfim escrevendo artigos que serão lidos pelos seus pares na scielo ou patrocinados pela Biblioteca Nacional ou irão entender e dialogar com o que houve em 2013? Um balanço político da agonia de nossa sociedade que existe desde as jornadas de Junho de 2013 se faz necessária. Abriu-se uma crise do velho modelo da política centralizadora em que os herdeiros do Visconde de Uruguai seja à direita ou seja à esquerda não compreendem que esse Estado não é Democrático, mas centralizador. Compreendemos que há um outro caminho possível na radicalização da Democracia nos ganhos nascidos na Carta Constitucional de 1988 que foi fruto de um acordo político das forças políticas brasileiras. Uma centro-esquerda renovada se faz necessária nessa crise política para além de alinhamentos doutrinários.