segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

A DOCE POLÍTICA NO CINEMA - NÚMERO 16 - A PÁLIDA CEGUEIRA DA SERPENTE

O Pálido Olho do Horizonte

Pablo Spinelli[1]

Dedicado à lembrança dos trinta anos das chacinas da Candelária e de Vigário Geral – o ovo da serpente carioca.

Os acontecimentos em Brasília no dia 8 desse mês abre um leque de questões que o espaço não permite, mas ao vincular com o filme em questão, podemos abrir uma seara importante seja como análise do passado, seja como proposta de intervenção no porvir. Qual a faixa etária dos manifestantes de 2023? Haveria uma relação com uma parte da sociedade que aos 25, 30 anos participou dos movimentos de 2013? E os cinquentões, será que colocaram o verde e o amarelo nos rostos enquanto “cara-pintadas”, movimento que trouxe à luz uma liderança da UNE na época? E os militares, tanto os do Exército, como os policiais, que tipo de ensino há nas academias? O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do Governo Bolsonaro foi alinhado ao Ministro Sílvio Frota, um dos líderes da “linha-dura” do exército que foi enquadrado pelo então Presidente Geisel na transição da “Ditadura Escancarada” para a “Ditadura Derrotada” iniciada após o falso suicídio do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto nas instalações do II Exército, em São Paulo, sendo que este nunca defendeu a luta armada como Marighella; mas a luta pela política, com a defesa pela Frente Democrática.

Essas perguntas sobre a cultura política na formação do seio militar são importantes porque não houve em nenhum momento desde a redemocratização o diálogo para uma revisão acerca de termos e conceitos da Guerra Fria, como por exemplo, a permanência da Doutrina de Segurança Nacional que tinha (e tem) como princípio a busca pelo inimigo interno, anacronismos conceituais que perpassam gerações de soldados a futuros generais e coronéis da AMAN, dentre outras instituições. Além disso, as irrupções da massa nas ruas sem a política – ou com a sua carnavalização com adesão às paixões extra-institucionais – desde os anos 1990 em diante não sofreram uma contribuição crítica nas escolas, nos sindicatos, nos partidos políticos ou pela mídia tradicional. Com as mudanças estruturais – e a estrutura sempre fala -, houve um brado, um grito de caráter individualista, ególatra, iconoclasta (a destruição do patrimônio cultural em Brasília com a visualização nas redes sociais sem se preocupar com o amanhã demonstram o paroxismo desse brado) no último dia 8.

O filme O Pálido Olho Azul, que estreou há dias na Netflix tangencia nossas perguntas. O filme começa com um enforcamento à Herzog – pernas arqueadas que demonstram que foi um homicídio – cujo corpo sofreu uma profanação que será investigada. O detalhe é que o morto era um cadete das boas famílias americanas na famosa academia militar de West Point.

A pedido do oficial Hitchcock (sim, bela homenagem em um filme de suspense com muitas loiras), a investigação caberá ao bem afamado  Augustus Landor (que tem a religião no nome), interpretado pela excelência costumeira de Christian Bale, que carrega em cada ruga a tristeza da tragédia familiar do personagem. Em um cenário de cores frias e paixões e sangues quentes, com uma fotografia de muitos, muitos azuis, o investigador Landor tem o apoio do jovem cadete Edgar Allan Poe (aquele que será o autor americano mais conhecido do mundo gótico, sombrio, romântico e que é o patrono da escola de Wandinha), vivido com competência e sensibilidade por Harry Melling, “primo” de Harry Potter.

A narrativa é de um filme lento, mas não entediante, que acaba por envolver o espectador mais na relação entre o investigador e o jovem poeta do que na resolução do crime em si. Como de hábito, após um cadáver haverá outros. O isolamento do lugar com um serial killer à solta nos remete ao icônico O Nome da Rosa (1986). Cumpre chamar a atenção para o binômio que Landor enfrenta e discute: o fanatismo religioso – instrumentalizado para interesses egoístas – e o militarismo (similar às críticas de Stanley Kubrick em alguns de seus filmes). Da boca de Landor/Bale surge a pergunta: “que tipo de homens vocês (militares) estão formando aqui?”. Levando-se em conta a faixa etária dos cadetes e que o filme se passa em 1830, aqueles jovens foram formados para serem os generais no mais sangrento conflito estadunidense: a Guerra de Secessão (1861-1865). Essa pergunta também está presente no filme A Fita Branca (2009), assim como está ecoando na nossa conjuntura. O que foi formado até aqui? O que será formado adiante? Seria o caso de parafrasear o corvo do poema de  Allan Poe e diante do ocorrido dizer: “Nunca mais! Nunca Mais!”. Não adianta um manancial de boas intenções sem a práxis democrática universalista. Do contrário, tudo será pálido e cinzento, como no final do filme.

Pálido Olho Azul (2022)- disponível: Netflix

Direção: Scott Cooper

Roteiro Scott Cooper

Elenco: Christian BaleHarry MellingGillian Anderson

 




[1] Professor de História da Rede Privada de Educação Básica do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Pacelli Lopes disse...

Uma excelente, refinado e corajoso texto. Será que nossos governantes e militares terão essa coragem tão necessária?