terça-feira, 7 de junho de 2022

SÉRIE ESTUDOS - O Mistério de Irma Vap (2022)


 Foto: Priscila Prade

No Outro Brasil de O Mistério de Irma Vap[1]

Por Vagner Gomes de Souza

 

A peça O Mistério de Irma Vap nasceu nos sombrios anos Reagan nos EUA pelas mãos de Charles Ludlam. Seu teatro de vanguarda poderia parecer caótico, mas se relacionava as perspectivas de um olhar geracional diante dos problemas a enfrentar com a nova onda conservadora norte-americana. Assim, O Mistério... cumpre sua trajetória como se fosse uma paródia da produção cinematográfica do terror e suspense. Tudo nos conformes para sobreviver pela arte aos dias de Guerra Fria e a década do HIV. A paródia emerge como receita cultural para sair de uma paranoia social.

No Brasil, O Mistério de Irma Vap foi encenado por 11 anos de 1986 até 1997. Naquele tempo a crítica teatral muito destacou seu gênero como “besteirol”, porém a muito de surpreendente nessa durabilidade da peça que foi encenada pelos atores Marco Nanini e Ney Latorraca e atraiu aproximadamente três milhões de pessoas ao teatro em tempos que se anunciava a sua crise. Alguns justificam o sucesso por Ney Latorraca vir de uma brilhante atuação na Minisérie Anarquistas Graças a Deus e, em seguida, ser muito visto como o “Pré-Histórico” tio do WhatsApp, o velhinho Barbosa do humorístico TV Pirata (1988 – 1989). Entretanto, entendemos que tudo foi mais um retrato da reação da sociedade ao desfecho da transição democrática com as idas e vindas da “Era Collor” cujas raízes se fizeram presente na fratura social do país.

Temos um texto que foi se autonomizando com o tempo e adquirindo força em atrair emoções por fixar uma conexão com o caos dessas últimas décadas. A peça, assim como vampiros e lobisomens, misteriosamente se transformou num legado de manifesto pela resistência da cultura contra os desatinos perversos de um pensamento iliberal na política, ultraliberal na economia e reacionário nos costumes. A preocupação da nova versão pela valorização do trabalho do ator deve ser sublinhada. Assim, a nova montagem de O Mistério de Irma Vap, sob o olhar de Jorge FarJalla, demonstra como uma geração de intervalo só aprofundou as cenas de horror na sociedade com seus reflexos na política.

Um outro Brasil é exposto nesse ano de bicentenário da nossa independência por uma peça que faz a plateia rir do quanto o besteirol assumiu um lugar de onde precisa sair. Pois, Damares Alves é apenas a “ponta do Iceberg” de uma situação de catástrofe no qual precisamos exorcizar. Eis uma bela definição para tudo que se assiste em cena. A nova versão busca um exorcismo cultural das falas e narrativas loucas presentes no nosso país com o objetivo de que o “besteirol” volte para o Teatro nos livrando de sua presença no cotidiano e nas manifestações ditas políticas.

No palco Luis Miranda e Mateus Solano seriam os trabalhadores da cultura a serviço de uma plateia em busca de alegria nesse “mar de lágrimas”. Eles garantem a qualidade do espetáculo com “cacos” que são retribuídos por aplausos e permitem muitas reflexões em seguida. Consequentemente, poderemos compreender melhor esses tempos nos quais suas sementes estão nos anos 80 como insinua o seriado Stranger Things. A peça faz esse choque, pois o “besteirol” em cena está mais politizado pela ética do trabalho ao expor as trocas de figurinos como a metamorfose ambulante do ator e no cartaz (“+ 20 atores”). Agora torcemos para que contribua para a continuidade da renovação geracional da plateia do teatro brasileiro atraindo novos segmentos e cidades.


[1] Ficha técnica: Direção, Encenação e adaptação: Jorge Farjalla Texto: Charles Ludlam Tradução: Simone Zucato Assistente de direção: Raphaela tafuri Elenco: Luis Miranda, Mateus Solano, Fagundes Emanuel, Greco Trevisan, Thomas Marcondes e Gus Casa Nona Direção de produção: Marco Griesi e Priscila Prade Coordenação de produção: Daniella Griesi Produção executiva: Maristela Marino Cenografia: Marco Lima. Temporada no Rio de Janeiro até 27 de junho no Teatro Casa Grande.


4 comentários:

José Bezerra de Oliveira disse...

Fica difícil competir com uma Damares Alves e esse tempo bolsonarista.

Pablo De Las Torres disse...

Muito oportunas a peça e a crítica: a fusão da Grande Família com A Escolinha do Professor Raimundo.

Anônimo disse...

Ótima análise!

Anônimo disse...

Muito bom.