sábado, 25 de junho de 2022

A DOCE POLÍTICA NO CINEMA - NÚMERO 11 - BATMAN E OS SEGREDOS DE NOSSA GOTHAM


The Batman: o pessimismo da razão na Gotham hodierna

Por Pablo Spinelli 

Dedicado à professora Maria Alice Rezende de Carvalho e ao centenário de Bibi Ferreira

 

Batman é o herói das HQs que melhor transmite a conjuntura que vivemos por conta da sua flexibilidade, maleabilidade justamente por conta de suas fragilidades emocionais e psíquicas. Ele não tem poderes especiais além daquilo que o intelecto, a agilidade física e o dinheiro podem adquirir. Nessa linha de raciocínio entendemos o Batman dos anos 1960 dentro da conjuntura hippie-lisérgica; dos anos 1980-90 que Tim Burton deu sua marca do expressionismo alemão para falar dos EUA destruído pelos anos Reagan e nas suas anomalias, o dos anos 2000, de Christopher Nolan dentro do significado do 11 de setembro e da guinada conservadora da sociedade em busca de um Homem Providencial e, agora, o Batman de Matt Reeves (disponível em streaming) é uma densa análise do mal-estar da civilização nos dias atuais e resgata o perfil investigativo do personagem.

“The Batman” protagonizado por um ex-vampiro que vira um homem-morcego encontrou na palidez e na introspecção de Robert Pattison um ideal-tipo weberiano do cenário da juventude moderna. Sem um passado de referência e sem um futuro de perspectiva, mergulhado na dor da depressão sem saber qual caminho trilhar. Sua pulsão é o uniforme. Ali há vida. A sua certeza é que não há certezas. Tudo piora quando descobre os problemas psicológicos da mãe (uma ousada abordagem sobre os fantasmas do baú das famílias Wayne-Arkham). Seu papel em Gotham City não está bem definido nem para ele e nem para a cidade. Sua mola propulsora é a vingança e a redenção de um legado que aos poucos se mostra nada menos que uma idealização diante do mundo real.

O elenco é primoroso e consegue brilhar em cada pequena cena ou detalhe. Zoe Kravitz (Crimes de Grindewald) deu uma releitura à Selina Kyle que mostra uma determinação superior a de qualquer homem, com exceção da do vilão principal. É dela a percepção que a cidade irá matar Batman, pois o mata em vida. Paul Dano inteligentemente aproveitou bem a releitura do Charada. Pela primeira vez esse personagem saiu do caricato e do extremo para um serial killer que acha que tem que “lutar contra tudo que está aí” em busca da verdade. É o personagem da antipolítica, contra o sistema. É o Trump, o Bolsonaro, o Duterte, o “Fora FHC”, o “Fora Itamar”, o “Ele não”, o PCO e demais personagens que acham que fazem parte de uma Cruzada moral contra o Mal. Paul Dano reviveu com sabedoria seu personagem em “Sangue Negro” através do Charada. Colin Farrel (Minority  Report)  fez do Pinguim uma releitura de Al Capone, um pistoleiro de terceira linha que vai subindo no crime organizado a partir de traições e mortes dos superiores. Assim ocorreu com a Liga da Justiça da Zona Oeste até a famigerada narcomilícia que nos assola. John Turturro (Faça a coisa certa), filho de italianos, usa todo o seu talento para fazer de Falcone a liderança do submundo que tem menos “sub” do que se imagina. Jeffrey Wright (Jogos vorazes) é a última reserva de moral da cidade como Gordon.

Apesar do elenco competente, o personagem central é a cidade de Gotham e a sua política. Nunca houve uma Gotham mais suja, mais depravada, mais doente, mais sem esperança do que em “The Batman”. Não há sol sobre a cidade. O diretor faz uma homenagem logo na abertura à Blade Runner (1982) e Bruce Wayne, assim como o caçador de androides é o personagem-narrador, uma alusão aos filmes noir dos anos 1940 e 1950, quando o cinema americano mostrava o lado B da sociedade americana pós-guerra em filmes preto e branco e com personagens imorais ou amorais. The Batman resgata esse cinema, a releitura de “Chinatown” (1974) e a influência dos excelentes “Seven” (1995) e “Coringa” (2020) para que Gotham torne-se um simulacro urbano universal.


 Em um ano de eleição para Governador, senador e deputados, Gotham nos tem muito a dizer. Um projeto de “Renovação” que não seguiu adiante por oportunismo eleitoreiro – despoluição da Baía de Guanabara; revitalização da região portuária; soluções midiáticas de combate ao crime (do candidato que dizia que ia acabar com a violência em 6 meses a UPP e o fim do crime no Complexo do Alemão sendo televisionado ao vivo) que na verdade são formas de reorganizar em termos nada republicanos a privatização da cidade nas mãos de grupos políticos, empresariais e criminosos. Gotham, como diria o octagenário e imortal Gil, é aqui. Médico/Empresário empreendedor pede favor a um criminoso para calar a imprensa; o bastião contra a corrupção é um dependente químico numa zona de prostituição; o fanático religioso quer recriar uma nova Jerusalém a partir da destruição diluviana da Sodoma moderna; o exército psicopata de cidadãos de bem (termo aparece no filme mais de uma vez) armados pela deep web; policiais servindo de escolta para criminosos, a sutil denúncia de pedofilia em um orfanato, tudo sob as mais variantes versões musicais de Ave Maria na trilha sonora e os tons metálicos e cortantes em uma homenagem ao argentino Lalo Schifrin, compositor dos filmes de Dirty Harry.

A película é o que na literatura se chama de “romance de formação”. Batman vive aquilo que um pensador (talvez não devesse ser referenciado por conta do “patriarcalismo branco ocidental”) categorizou como de estado de transição: o passado não morre e o novo não nasce. Aguardemos a saída do palhaço de Arkham e a governança de uma mulher jovem negra na prefeitura da cidade. É o otimismo que pairava com a vitória de Kamala Harris – que Biden magistralmente conseguiu sepultar – e que se renova com a segunda mulher seguida na vice-presidência da Colômbia. Nesse filme barroco há uma forte denúncia: Gotham é um exemplo da separação moderna de democracia e da República. Batman foi para a direita, Mulher-gato foi para a esquerda. Que não sigamos a perspectiva niilista de Bruce Wayne que diz "que para melhorar ainda há que piorar mais". O Brasil e o Rio de Janeiro não aguentam descer mais círculos do inferno dantesco que nos assola.


10 comentários:

luiz Claudio disse...

Assustador e realista. Excelente texto

Mirtes disse...

Excelente análise!

José Bezerra de Oliveira disse...

Vou assistir The Batman por causa dessa análise! Que soco no estômago!

Anônimo disse...

Texto maravilhoso, referências filmograficas precisas e ilustrativas. Vou assistir o filme com outro olhar.

Despedaçada disse...

Eitcha! Vou assistir Batman de novo e apreciar melhor depois de ler este teu texto!

Anônimo disse...

Excelente!! Vou assistir...

Anônimo disse...

Excelente

Wilk disse...

Parabéns pelo texto.

Maria Clara terra disse...

Excelente análise de Bruce Wayne, reporta assuntos interessantes, tanto da família de Bruce, como também fala dos políticos e dos Brasileiros, e da nossa sociedade de como a gente vive, esse filme tinha que mostrar mais da chegada de Bruce Wayne no filme, e como ele tem problemas psicológicos, deveriam envolver um pouco mais de sentimento do ator.

Maria Clara terra disse...

Botaram Alfred como vilão no filme, anos e anos que Alfred está junto de Bruce, e agora isso, agora já pode fala que Bruce trabalha sozinho todo esse tempo né