sábado, 9 de outubro de 2010

CARTAS DE UM NOVO ABOLICIONISMO

Começo
Por Joaquim  Ocuban

Estive nesses meses na assessoria política de uma candidatura a Deputado Federal do Partido Popular Socialista (PPS) com base na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sofremos um revés político e, a partir desse artigo, pretendo escrever sobre a política em geral, a política local e a necessidade de um novo movimento abolicionista que promova o fim da escravidão do eleitor.
Ao longo dos próximos artigos, usarei um estilo de quem esteja escrevendo uma carta aberta para a sociedade que deseja criar uma opinião democrática e progressista. Será muito importante que nossos leitores sinalizem suas opiniões sobre essa nova luta pela democratização efetiva do Rio de Janeiro que passa pela construção de uma corrente pelo VOTO POSITIVO na Zona Oeste.
Muitos poderão comparar nossa batalha ao americanismo de Tavares Bastos. Na verdade desejamos uma forma de permitir um olhar ao eleitor como um “escravo do clientelismo”, o que representaria uma reinvenção da interpretação política fundada pelo autor de O Abolicionismo. Entretanto, os limites da cultura política do liberalismo democrático em seus pais fundadores indicam que devemos ampliar essa perspectiva. Nós desejamos expor melhor a necessidade de um movimento de opinião que influencie as próximas eleições de 2012 em diversos municípios.

Nenhum comentário: