sexta-feira, 10 de abril de 2015

ENTREVISTA - VLADIMIR PALMEIRA COM A PALAVRA!


 
"O PT APODRECEU."
 
Vladimir Palmeira é sempre lembrado como a liderança estudantil que fez história na luta contra a Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil. Na redemocratização pós-anistia, ele foi um destacado dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT). Entretanto, em 2011, com o reingresso de Delúbio Soares ao Partido, ele pediu sua desfiliação. Nos dias atuais, tempos de crise, a voz de Vladimir é coerente com seu passado à esquerda de muitos. Nessa entrevista para o VOTO POSITIVO, colhemos alguns momentos que vão incendiar a reflexão dos leitores. Vejam a seguir...

 
VOTO POSITIVO. Para onde vai o Brasil com essa Crise? A crise atual se assemelha a alguma anterior?

VLADIMIR PALMEIRA. Não se sabe. Não se assemelha a nenhuma anterior.
 
 
VOTO POSITIVO. O Governo Dilma tem condições de superar a Crise?
 
VLADIMIR PALMEIRA. Dificilmente, a crise foi criada pelo próprio governo, que continua a mudar de posições a cada momento. Apesar de proclamada autoritária, a presidente nunca teve rumo certo. Daí a falta de confiança dos agentes políticos e econômicos.
 
 
VOTO POSITIVO. Qual o papel da Oposição nesse momento?
 
VLADIMIR PALMEIRA. Que oposição? A oposição do PSDB é lamentável. Não há efetiva oposição de esquerda.
 
 
VOTO POSITIVO. Para atravessar o ano de 2015, qual seria o melhor conselho político?

VLADIMIR PALMEIRA. Que as principais autoridades renunciassem: Presidente da República, vice-Presidente, e os presidentes das duas casas do Congresso.
 
VOTO POSITIVO. O Senhor foi Dirigente do PT, como analisa a situação desse partido no cenário político atual? A Esquerda ficou órfã?

VLADIMIR PALMEIRA. O PT apodreceu. Não quer dizer que vá acabar como partido, mas perdeu inteiramente seu rumo.

VOTO POSITIVO. Será o PMDB, mais uma vez, o fiel na balança da política brasileira?

VLADIMIR PALMEIRA. Está sendo. O problema é que não se sabe para que lado balança.
 
 
VOTO POSITIVO. Alguma força política seria capaz de assumir um protagonismo semelhante ao "Podemos" na Espanha  ou o SYRIZA na Grécia?

VLADIMIR PALMEIRA. Não. Pelo menos por enquanto. Só um amplo movimento de massas pode gerar uma nova organização política.
 
 
VOTO POSITIVO. Por que a "Terceira Via" a polarização PT X PSDB tem dificuldades políticas para se consolidar nos movimentos sociais?

VLADIMIR PALMEIRA. Quem seria a terceira via? O PSOL apoiou Dilma, a Rede apoiou Aécio.
 
VOTO POSITIVO. As manifestações desse ano influenciarão nas eleições do próximo ano? Particularmente, o PMDB na Capital carioca ainda tem condições de se manter no Poder?

VLADIMIR PALMEIRA. É cedo para dizer.

Nenhum comentário: